UE desafia governo a mostrar rosto dos autores das manifestações

0
532

Maputo (IKWELI) – O embaixador da União Europeia, António Maggiore, desafiou esta quarta-feira (29) ao governo moçambicano a mostrar o rosto dos autores das manifestações pós-eleitorais de 2024.

Maggiore falava no decurso da IIIª sessão do diálogo político inclusivo na área dos direitos humanos entre a União Europeia e o Governo moçambicano, tendo apelado as autoridades moçambicanas a investigarem os casos com transparência e a garantir a responsabilização dos autores.

Na ocasião, Maggiore ainda revelou que não há consenso entre os 27 estados membros da União Europeia para apoiar Moçambique na luta contra o terrorismo em Cabo Delgado.

No entanto garante ajuda humanitária para apoiar a população naquela região. “A União Europeia tem uma abordagem integrada, isso significa ajuda humanitária que é uma parte importante de intervenção rápida para apoiar à população.”

Ambas delegações reconheceram a importância de garantir mecanismos eficazes e acessíveis de reparação e justiça para as vítimas, bem como promover a responsabilização pela violação de direitos humanos, reforçando o combate à impunidade e o respeito.

Refira-se que Moçambique e a União Europeia reafirmaram o compromisso de promover a paz, coesão social e o desenvolvimento inclusivo, reconhecendo que o respeito e a proteção dos direitos humanos constituem pilar fundamental para consolidação da democracia e estado de direito. (Antónia Mazive)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui