Mambinhas goleados pelos “rapazes” de Nampula

0
170
  • E, na sequência, 4 jogadores de Nampula vão integrar a selecção nacional

Nampula (IKWELI) – A selecção nacional de futebol desub-20, ou simplesmente os Mambinhas, averbou uma derrota de 3 a 1, diante da selecção provincial, também de sub-20, de Nampula, em jogo disputado na tarde do último sábado (17), inserido na preparação do combinado nacional com vista a sua participação no Campeonato das Nações Africanas (CAN) da categoria, a disputar-se a partir de Fevereiro próximo na Mauritânia.

A partida teve palco montado no estádio de 25 de Junho, no bairro de Carrupeia, nos arredores da cidade de Nampula, onde os jovens da recém-formada selecção da província mais populosa de Moçambique não pouparam esforço e mostraram o seu expoente máximo aos campeões africanos, logo após o apito inicial de Daniel Cosmo.

A referida selecção provincial de Nampula foi criada há três dias,com o propósito de atender as necessidades dos “Mambas” que escalaram esta parcela moçambicana para a realização do estágio tendo em vista os próximos compromissos. Aliás, maior parte dos atletas que integraram a equipa dos nampulenses provem das agremiações que durante 2019 estiveram a militar no campeonato provincial de Nampula.

O primeiro golo surgiu nos primeiros minutos da partida, favorável aos anfitriões através da conversão de uma grande penalidade pelo Nando. O castigo máximo surgiu devido a uma falta grosseira cometida pelo defensor dos Mambinhas sobre o avançado Ivan.

Depois daquele incidente a selecção nacional despertou a atenção e passou a criar pressão sobre o adversário,mas não conseguiu chegar ao golo,mesmo com os três minutos de compensação, devido a ausência de proeza dos atacantes nacionais, assim como o mérito do próprio Babuba, guarda-redes de Nampula, e os seus defensores.

Aliás, ainda na etapa inicial, Nampula,também,teve inúmeras oportunidades de ampliar o resultado, destacando-se um lance em que Ivan possuiu mesmo na entrada da grande ária simétrica,mas este pautou pelas simulações aos oponentes, inclusive ao guarda-redes Teixeiras, uma postura que lhe levou a perder tempo e a oportunidade de finalização.

Na etapa complementar, as duas colectividades entraram em forma,mas a vontade de fazer golos esteve do lado de Nampula, o que fez com que chegasse ao segundo tento, novamente através da cobrança de uma grande penalidade convertida por Nando, numa falta sobre o jogador Ivan. Inconformado com os acontecimentos, Dias que acabava de entrar aproveitou a cobrança de pontapé de canto do companheiro para chegar ao golo de honra. O golo que carimbou a derrota dos Mambinhas foi por intermédio de Valdo, numa bomba lançada no meio de rua, sem possibilidades de defesa do guarda-redes Horácio.

O prémio para os nampulenses

A partida do último sábado pode entrar para a história por parte de alguns jovens atletas de Nampula que sempre clamaram pela falta de oportunidade. Dário Monteiro, seleccionador nacional de sub-20 não escondeu o entusiasmo com que ficou durante e depois do jogo que ditou a derrota dos Mambinhas e, por causa disso, disse que daquele encontro sairão jogadores que irão se juntar ao grupo de trabalho rumo ao CAN Mauritânia 2021.

“Quero parabenizar a selecção de Nampula, fez um belíssimo jogo, tem ali alguns jogadores interessantes, principalmente na faixa etária que a gente precisa e podem ter certeza que a gente vai juntá-los ao grupo a partir de amanha (Domingo,17 de Janeiro de 2021), fazerem parte do grupo, todos são moçambicanos e têm direito desta oportunidade. Vamos fazer o aproveitamento de quem de facto possa nos ajudar”, prometeu o mister Dário Monteiro, mesmo sem avançar o número exacto e nomes dos jogadores seleccionáveis.

Arnaldo Salvado, director do Gabinete técnico da Federação Moçambicana de Futebol (FMF), disse, exclusivamente ao Ikweli, que são quatro atletas de Nampula que vão se juntar a outros companheiros rumo ao CAN 2021, a decorrer na Mauritânia. Trata-se de guarda-redes Babuba e avançado Valdo, ambos do Clube Ferroviário de Nampula, avançado Ivan, proveniente do Asante Sport de Nampula e odefesa central Armando, do Sporting de Nampula.(Constantino Henriques)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here