Nampula (IKWELI) – A esposa do governador de Nampula, Nazira Abdula, defende a necessidade da realização regular de cirurgias de fistulas obstétricas, não sendo necessário que as mulheres esperem por campanhas para verem seus problemas de saúde nesse quesito resolvidos.
Na manha desta terça-feira (8), Nazira Abdula esteve no Hospital Central de Nampula (HCN), onde foi dar apoio e carinho as mulheres que beneficiam de uma campanha promovida pela Focus Fístula, com apoio da Fistula Foundation.
“Estamos aqui para apoiar a campanha e criar condições para que as próximas operações sejam regulares. A fístula obstétrica, no geral, afecta sobretudo jovens e mulheres de famílias vulneráveis, então, criando formas de ter mais apoio de outras organizações teremos condições para realizar muitas cirurgias,” disse a esposa do governador de Nampula, a qual aproveitou da ocasião para lançar apelos no sentido de que a doença seja prevenida. “É preciso lutar contra este mal porque o facto de a mulher estar a perder urina, cria uma situação de mau cheiro e isso faz com que os maridos abandonem estas mulheres, as famílias criam situações de estigma deixando-as em isolamento.”
Com a duração de 5 dias, a campanha de operação contra a fistula obstétrica é orientada por uma equipa composta por três cirurgiões, sendo um de Madagáscar, outro da Nigéria, e o terceiro de Moçambique, e este último se encontra a realizar trabalhos no Hospital Central de Nampula.
No HCN, o Dr. Igor Vaz, lidera a equipa, e recordou que em campanhas passadas já chegaram a intervier em 100 mulheres em cada.
“Estamos nesta campanha para operar fístulas obstétricas que resultaram da falta de atendimento ao parto das mulheres que não fazem dentro das unidades sanitárias. Estamos aqui para formar, apoiar e resolver os problemas deste hospital,” disse, comentando que “tem casos simples que duram quinze minutos e tem outros que levam seis a oito horas, se for o caso de seis a oito horas conseguimos realizar uma operação,” sublinhou a fonte.
O nosso entrevistado deixou um apelo as mulheres para que sigam todas as recomendações de saúde durante a gestação até ao parto, de modo a evitar complicações.
Todavia, a fístula obstétrica é causada por um parto prolongado e obstruído sem acesso a cuidados médicos adequados. (Francisco Mário)






