Nampula: jovens catam lixo para arrecadar dinheiro e garantir a sobrevivência

0
156

Nampula (IKWELI) – Vários jovens, em diferentes pontos da cidade de Nampula, dedicam-se a catação de lixo para reciclagem e venda, de forma a arrecadar receitas que aliviam a sua sobrevivência.

A maioria dos que abraçaram esta actividade aponta que, a mesma, tem resultado em ganhos que conseguem suprir as suas necessidades.

As ruas de Dar-És-Salam e Vigilância, bem como as avenidas Samora Machel e Josina Machel são parte dos que albergam grosso número de catadores de lixo que, também, fixaram as suas residências nas proximidades destes pontos.

O jovem Abacar é catador de lixo na rua Dar-És-Salam, e justifica que “me encontro neste local porque perde minha família. A aminha mãe que me ajudava perdeu a vida, mas por outro lado estou aqui por falta de emprego, por isso estou a sofrer nesta vida, mas agradecemos bastante porque conseguimos arrecadar dinheiro para o nosso sustento”.

Esta fonte conta que “em menos de uma semana conseguimos ganhar, pelo menos, entre 500,00Mt (quinhentos meticais) a 1.000,00Mt (mil meticais), dependendo do dia e da reciclagem, e existem outros aqui que construíram casa através de uma reciclagem com latas, plásticos e garrafas”.

Riquito, com 22 anos de idade, diz que cata lixo há 3 anos, e afirma que “parei nesta lixeira porque cansei de roubar, por isso estou aqui para pelo menos arrecadar um valor monetário”.

Tal como Riquito, Jorge José Vasco, também, cata lixo há 3 anos, e aponta que iniciou a actividade em consequência de uma traição amorosa. “Eu vivi com ela quase sete anos. Tivemos três filhos, e aquela mulher abandonou-me”, por isso “fiquei traumatizado, porque mais tarde ouvi que a minha mulher perdeu a vida e eu amava muito a ela”.

No meio destas histórias, conhecemos sum guarda nocturno que, também, decidiu agregar aquela actividade com as suas fontes de rendimento. “Sustento os meus filhos a partir dos valores que arrecado por via da reciclagem de resíduos sólidos”. (Nelsa Momade)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui