Nampula (IKWELI) – Nas celebrações do dia da cidade de Nampula, aos 69 anos, o governador da província, Eduardo Mariamo Abdula, “desceu” para o mercado dos Belenenses, o conhecido Mercado do Peixe, onde foi saudar aos jovens, mulheres e adolescentes pela data.
Nos Belenenses, tio Salim, como é carinhosamente tratado o governador, viveu momentos de satisfação, alegria e júbilo.
“Continue com essa humildade, tio Salim”, gritavam os jovens que o abraçavam e tocavam-no, como forma de demonstrar carinho e o nível de aceitação do governante.
Longamente, Abdula conversou, sobretudo, com os jovens, colocando em debates assuntos como a erradicação do consumo abusivo de álcool e drogas entre os adolescentes e jovens da província, tendo os prometido o desenvolvimento de acções com vista a mudar a situação actual.
“Estou muito feliz com a visita do tio Salim. Quero agradecer o trabalho que ele está a fazer para a província toda,” disse Fátima, uma vendeira de alface, referindo que “nunca antes tivemos uma visita de um governador que vem sem muitas estórias, estamos a falar com ele a vontade, nenhum segurança está a nos empurrar aqui. Isso é que se diz ser governador do povo.”
Quem, também, comentou a presença do governador é Óscar Zé, vendedor de camarão, o qual disse que “pelo menos esse governador sim. Está a tirar dinheiro dele para fazer compras aqui, mas outros gostam de ser oferecidos.”
Naquele local, o governador ficou feliz com as obras de requalificação do mercado, tendo referido que com a sua conclusão, o município da capital provincial, demonstra a preocupação com o melhoramento das condições de higiene e saneamento do meio locais.
E como presentes, o governador ofereceu 2 congeladores, para igual número de vendedores de peixe, e 1 motorizada. (Redação)