Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado na província de Nampula, Jaime Neto, garantiu na manha desta quarta-feira (21), há disponibilidade de acolher os novos deslocados de guerra de Cabo Delgado que desde a tarde da última terça-feira (20) chegam ao distrito de Eráti.
Igualmente, o governante assegura apoio para as famílias que fogem do terrorismo.
“Enquanto as Forças de Defesa e Segurança (FDS) estão a estudar mecanismos de como melhorar e direcionar estás pessoas, ainda mais para perceber onde saem, o que está a acontecer e o que está sendo feito, caso haja necessidade de abertura de um centro de acolhimento vamos trabalhar para que isso aconteça porque são nossos concidadãos que estão em aflição e lamentamos o que está a acontecer em Cabo Delgado”, anotou Neto.
O nosso interlocutor confirmou que as pessoas continuam a transitar do distrito de Chiúre para a vila de Namapa, sede do distrito de Eráti, mas reservou-se a descrever a situação de segurança, relegando as FDS.
“O nosso papel como governo, a nível da província, estamos a abrir as portas para as pessoas entrarem e que querem algum refúgio, neste momento o que fizemos é accionar o INGD [Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco e Desastres] para poder encontrar mecanismos para a abertura de um centro de trânsito para acolher as pessoas. No entanto, tem um trabalho sendo feito para as famílias e já acionamos todo o mecanismo de apoio, incluindo os nossos parceiros, o Programa Mundial de Alimentação (PMA) já está acionado e a Organização Internacional de Migração (OIM), também estão a trabalhar no terreno e entre outras organizações”, avançou Neto.
“Há muitas famílias a se deslocar”, disse o Secretário de Estado na província de Nampula, comentando que “para nós, entendemos que algumas coisas é precipitação e por vezes medo, eu compreendo bastante mesmo se fosse eu ouvindo que há movimentação de qualquer grupo haveria de fugir”. (Nelsa Momade)