Jaime Neto reafirma disponibilidade da solidariedade de Nampula para com os deslocados internos

0
424

Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado na província de Nampula, Jaime Neto, garantiu na manha desta quarta-feira (21), há disponibilidade de acolher os novos deslocados de guerra de Cabo Delgado que desde a tarde da última terça-feira (20) chegam ao distrito de Eráti.

Igualmente, o governante assegura apoio para as famílias que fogem do terrorismo.

“Enquanto as Forças de Defesa e Segurança (FDS) estão a estudar mecanismos de como melhorar e direcionar estás pessoas, ainda mais para perceber onde saem, o que está a acontecer e o que está sendo feito, caso haja necessidade de abertura de um centro de acolhimento vamos trabalhar para que isso aconteça porque são nossos concidadãos que estão em aflição e lamentamos o que está a acontecer em Cabo Delgado”, anotou Neto.

O nosso interlocutor confirmou que as pessoas continuam a transitar do distrito de Chiúre para a vila de Namapa, sede do distrito de Eráti, mas reservou-se a descrever a situação de segurança, relegando as FDS.

“O nosso papel como governo, a nível da província, estamos a abrir as portas para as pessoas entrarem e que querem algum refúgio, neste momento o que fizemos é accionar o INGD [Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco e Desastres] para poder encontrar mecanismos para a abertura de um centro de trânsito para acolher as pessoas. No entanto, tem um trabalho sendo feito para as famílias e já acionamos todo o mecanismo de apoio, incluindo os nossos parceiros, o Programa Mundial de Alimentação (PMA) já está acionado e a Organização Internacional de Migração (OIM), também estão a trabalhar no terreno e entre outras organizações”, avançou Neto.

“Há muitas famílias a se deslocar”, disse o Secretário de Estado na província de Nampula, comentando que “para nós, entendemos que algumas coisas é precipitação e por vezes medo, eu compreendo bastante mesmo se fosse eu ouvindo que há movimentação de qualquer grupo haveria de fugir”. (Nelsa Momade)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui