Atletas com necessidades especiais levam prémio de primeiro lugar a Gaza

Nampula (IKWELI) – Atletas da província de Gaza, região sul doa país, com necessidades educativas especiais auditivas garantiram medalha de ouro e o primeiro lugar na modalidade de ginástica aeróbica, durante a XV edição dos jogos desportivos escolares que se realizaram na capital norte, Nampula.

Trata-se de Chercio Feliciano Nhalungo e Vitória, ambos alunos do Centro de Recurso de Educação Inclusiva (CREI) de Gaza, que se destacaram nas competições dos jogos desportivos escolares.

Chercio mostrou a sua satisfação ao Ikweli por ter conseguido oito medalhas, pois “não foi fácil, mas graças a Deus e a minha dedicação aos treinos que consegui. Estou muito feliz”, disse.

Já o treinador de ginástica, Sansão Calvino, faz uma avaliação positiva da participação dos atletas com necessidades auditivas da província de Gaza no festival, uma vez que conseguiram alcançar o maior número de medalhas.

Por isso, Calvino é de opinião que os atletas necessitam apenas de um acompanhamento nacional de campeonato, não se limitando apenas aos jogos escolares, pois, um seguimento poderá garantir que o espírito de atleta não se perca.

“Essas crianças com necessidades auditivas deram-se muito bem, mostraram que no futuro podem se dar muito bem e que tem muito que dar, o que deve acontecer é um acompanhamento para não só parar no festival. Falando em particular das crianças de Gaza que ficaram em primeiro lugar, era de apelar a federação para fazer acompanhamento, pois elas podem até representar o país”, afirmou.

Através de um atleta com necessidades especiais visuais, a província de Gaza, conquistou igualmente a medalha de bronze na modalidade de atletismo.

Importa lembrar que a XV edição do festival dos jogos desportivos escolares edição 2024 decorreu na província de Nampula, de 06 à 17 de maio e contou com a participação de cerca de duas mil pessoas, deste número 1.408 foram atletas de ambos os sexos, com as idades compreendidas entre os 11 e 16 anos de idade.

O festival dos jogos desportivos e escolar movimentou oito modalidades, nomeadamente, Andebol, Atletismo, Basquetebol, Futebol 11, Voleibol, Ginástica, Jogos Tradicionais e Xadrez. (Ângela da Fonseca)

Hot this week

Moçambola 2026 Ferroviário de Nampula prepara-se para a recepção do homónimo de Nacala

Nampula (IKWELI) - O arranque do campeonato nacional da...

Luís Giquira “mima” chefes dos postos administrativos municipais com novas viaturas em Nampula

Nampula (IKWELI) – Pela primeira vez, os actuais chefes...

INATRO esclarece procedimentos e refuta alegações de morosidade nos serviços

Nampula (IKWELI) – O Instituto Nacional dos Transportes Rodoviários...

UniRovuma reforça ensino em Nampula com entrega de equipamentos informáticos através do projecto DILIGENCE

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) procedeu na...

Nampula: MDM acusa Giquira de agir de maneira desumana

Nampula IKWELI) – O Movimento Democrático de Moçambique (MDM),...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img