Nampula (IKWELI) – Lagarta do pinheiro, localmente conhecido por “Namunene” que actualmente prolifera nas plantas caseiras, como mangueiras está a tirar sossego a muitos residentes da cidade de Nampula.
O contacto com estes animais causa irritações na pele, o que preocupa os residentes e que já não podem descansar debaixo das suas mangueiras.
O Ikweli constatou que aquele animal, que igualmente compromete o crescimento das plantas, ocorre nos bairros de Namutequeliua, Carrupeia, Natikiri, Muatala-Cossore, Napipine entre outros bairros da cidade de Nampula.
A senhora Iolanda Lopes, residente em Muatala, disse que há dias passou mal após o contacto com “Namunene”.
“Antes, no tempo quente, era tradição sentarmos em família debaixo da mangueira para conversar ou descansar. Hoje já não podemos, porque basta alguns minutos já começarmos a sentir uma coceira insuportável. As crianças são as mais afectadas, pois a pele delas é mais sensível”, contou.
Tal como Iolanda Lopes, outras residentes de Nampula, também, afirmaram ter passado experiência idêntica, ao mesmo tempo que apelam para uma campanha de pulverização das árvores onde abundam aqueles bichos ao nível dos bairros.
De acordo com Mateus Tomás Paulo, secretário do bairro de Maparra, é provável que se trate de uma praga sazonal relacionada ao ciclo reprodutivo de pequenos artrópodes ou lagartas que encontram nas mangueiras o ambiente ideal para se multiplicar.
Contudo, ainda faltam estudos científicos concretos para identificar com precisão o tipo de animal e os riscos reais e principais que ele representa, segundo explicou.
Por outro lado, o Ikweli constatou que a situação afecta também algumas escolas localizadas em áreas arborizadas da cidade de Nampula.
Nestas, há dificuldades em controlar a presença dos bichos nos pátios, a título de exemplo a escola primária de Khanloca, sem gravar a entrevista, professores relatam que, em intervalos e durante actividades recreativas, várias crianças reclamam de coceira nos braços e pernas após brincar debaixo das árvores. (Manuel Tadeu)