Nampula (IKWELI) – Os manifestantes e apoiantes de Venâncio Mondlane, na cidade de Nampula, fizeram-se a rua na manhã desta quarta-feira (15), por volta das 9 horas, com objectivo de bloquear as principais avenidas e ruas, colocando barricadas e outros objectos contundentes de modo a dificultar a livre circulação de pessoas e bens.
A novidade desta vez é que os manifestantes já não marcham em repúdio aos resultados eleitorais, mas contra a suposta traição de Venâncio Mondlane, por não ter tomado posse no lugar de Daniel Chapo.
As áreas onde houve mais incidência compreendem os bairros de Muaco Wanvela, Memória, Mutava Rex, Faina, Clube 5, mercado 25 de Junho, também conhecido por Matadouro, bairro de Muatala, bairro de Namicopo e avenida Eduardo Mondlane.
Uma das fontes em Muatala conta que “na verdade há tiroteios aqui porque os manifestantes dizem que estão revoltados com o Venâncio Mondlane, porque a população estava a espera dele tomar posse, assim balearam algumas pessoas, uma perdeu a vida e outros feridos, isso começou hoje a partir das 9 horas e até agora estão a criar agitação, mas os agentes da polícia estão aqui para manter a tranquilidade”.
Por outro lado, outra residente na zona de Muaco Wanvela relatou “aqui estamos mal, desde de manhã, os agentes da UIR [Unidade de Intervenção Rápida] estão a atirar contra os manifestantes, assim está se mal aqui, nem para passar porque a estrada toda está bloqueada e está a se morrer”.
Já em Mutava Rex, há uma chuva de tiros. “Aqui até agora está a se chover tiros, conseguimos registar 2 pessoas que foram baleadas mortalmente e muitos feridos que neste momento foram levados para o Hospital Central de Nampula, mas aqui não está a se vandalizar nada, apenas os manifestantes estão revoltados com a não tomada de posse de Venâncio Mondlane, porque todos jovens estavam a espera que fosse ele a tomar posse e não o Daniel chapo”, disse-nos uma fonte ali posicionada. (Virgínia Emília)