Trabalhadores da AdRN contestam transferências em massa e apontam favoritismo na gestão

Nampula (IKWELI) – Um grupo de trabalhadores da Administração Regional de Águas do Norte (AdRN), na província de Nampula, extremo norte de Moçambique, manifesta a sua indignação com as recentes transferências em massa para a área operacional da instituição, que consideram “infundadas e injustas”.

Numa carta datada de 07 do mês em curso, dirigida à direcção da AdRN, bem como algumas estruturas de alto nível a que o Ikweli teve acesso, os trabalhadores acusam a gestão de estar a tomar decisões com base em favoritismo, tribalismo e rumores, em detrimento de critérios técnicos e transparentes.

A inquietação surge após à um circular n° 2/AdRN/GPCA/2025 datada de 04 de julho do correte ano, no qual determina a transferência em massa para área operacional de Nampula, sem consulta ou diálogo prévio. 

“Trata-se de uma decisão que consideramos legalmente infundada, administrativamente precipitada e humanamente injusta. A transferência definitiva de um trabalhador é apenas admissível mediante o seu consentimento expresso ou nos casos de alteração do estabelecimento devendo ser comunicada por escrito com uma antecedência mínima de 30 dias”, lê-se na carta.

No entanto, segundo a carta, nenhuma dessas cláusulas foram respeitadas e/ou observadas na emissão da circular, tornando assim o acto ilegal. “A circular não observa os prazos legais exigidos pela lei do trabalho e ignora o princípio de consentimento, foi emitida durante o gozo de férias de alguns colegas, actores que revelam no mínimo, desrespeito pelos trabalhadores”. 

Segundo o documento, esta situação está a comprometer o ambiente laboral e a própria missão da empresa. “A AdRN tornou-se para muitos um motivo diário de frustração, num ambiente onde reina a desconfiança e a motivação dos trabalhadores cede ao receio”.

Por conta disso, os queixosos solicitam a revogação da circular, reposição das condições anteriores, bem como a intervenção da Inspeção Geral do Trabalho, FIPAG e do Sindicato dos trabalhadores para que se faça um inquérito sobre a gestão da actual direcção. 

Ikweli contactou sem sucesso o gabinete de comunicação da AdRN, para aferir oficialmente sobre as alegações dos trabalhadores, no entanto, até ao fecho da edição, não houve nenhum pronunciamento deste. (Ângela da Fonseca)

Hot this week

Nampula: Frelimo junta-se ao apelo do governador para apoiar deslocados de Memba

Nampula (IKWELI) – O partido Frelimo, na província de...

Giquira “arruma” cerca de mil próteses para munícipes que necessitem

Nampula (IKWELI) – Pela primeira vez, o conselho municipal...

UniRovuma aperta o cerco à corrupção académica

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) está a...

Escola secundária de Napipine solicita FDS para garantir segurança durante a realização dos exames finais

Nampula (IKWELI) – O director da escola secundária de...

UniRovuma cria sala modelo para reforçar produção de materiais pedagógicos para as classes iniciais

Nampula (IKWELI) – A Faculdade de Educação e Psicologia...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img