Nampula (IKWELI) – Um grupo de indivíduos, supostamente membros do partido PODEMOS, atearam fogo na tarde deste quinta-feira (7) as instalações onde funciona a sede do comitê de zona 25 Setembro no bairro de Muhala Expansão, nos arredores da cidade de Nampula.
Fontes no local contam que os malfeitores vieram com uma motorizada em número de sete, de imediato atearam fogo e colocaram-se em fuga.
De acordo com Anastácio Alfredo, líder comunitário do bairro de Muhala Expansão, o ambiente estava calmo, mas de repente viu o comitê da zona do partido Frelimo em chamas.
“Até agora não sabemos de verdade a real causa desse incêndio, ainda é prematuro. Estive cá presente e na altura quando aconteceu a situação estava calma, só vimos a casa a arder. A polícia já se fez presente e eles se encarregaram de investigar o caso, naturalmente pode ser uma acção de má fé, mas não podemos adiantar nada se não aguardar as pessoas competentes investigarem”, disse.
Esta fonte disse não ter dúvidas que são os ditos manifestantes que optaram por esta forma de violência. “Que coincidência é essa, senhor jornalista?”, questiona, para depois avançar que “essa manifestação é violenta, é aquilo que dissemos, a população quer paz, quer desenvolvimento, então esses são desmandos, isso não pode ser e naturalmente houve muitas perdas materiais”.
O incêndio aconteceu em simultâneo com doze (12) barracas de construção precária na avenida Eduardo Mondlane, zona de Mavuco, onde comerciantes perderam avultadas somas de dinheiro e diversos bens, razão pela qual que o líder comunitário disse não ter dúvidas que os manifestes foram os responsáveis por aquela acção.
As demais avenidas e ruas da urbe apresentam um ambiente calmo e controlado com um grande contingente policial, fortemente armado. (Malito João)