Nampula (IKWELI) – O governo da província de Nampula, extremo norte de Moçambique, garante que já há dinheiro para canalizar aos municípios com vista a honrarem com os pagamentos de salários aos respectivos funcionários.
A garantia foi dada ao Ikweli pelo director dos Serviços Provinciais de Economia e Finanças de Nampula, Graciano Francisco, após terem circulado nas redes sociais informações dando conta que funcionários do município de Angoche estão sem os seus ordenados há cerca de quatro meses.
O Ikweli tentou contactar a edilidade local para obter mais detalhes contudo, esta remeteu-nos ao governo da província.
Contactado, Graciano Francisco assumiu atrasos na canalização do Fundo de Compensação Autárquico, mas garantiu que a mesma será feita dentro de dias.
“O atraso na canalização do valor deve-se pela disponibilidade financeira por parte do ministério, é um assunto do nível central, mas já está a ser resolvido, falta apenas canalizar os valores na conta dos próprios municípios. Não era só um problema de Angoche ou da província de Nampula, mas de todos os municípios do país.”
No entanto, afirmou que o caso de Angoche é ainda mais grave, pois este não consegue gerar receitas suficientes para pagar salários.
“Os outros que tem receitas suficientes, de janeiro até agora estavam a suportar com recursos próprios, mas o município de Angoche não consegue cobrar o suficiente, o município tem que trabalhar para pagar as suas despesas, o que o Estado faz através do nível central é para compensar”.
Questionado sobre o total do valor a ser canalizado aos municípios, a fonte disse “não tenho em mente, nós fazemos transferências trimestrais. Mas os valores a serem canalizados serão de Janeiro até Abril”. (Ângela da Fonseca)