Nampula (IKWELI) – Uma quantidade não especificada de droga foi apreendida na madrugada desta segunda-feira (9), no posto administrativo de Lunga, no distrito de Mossuril, província de Nampula.
Em conluio, 5 indivíduos foram detidos, 2 dos quais de nacionalidade tanzaniana e residentes na cidade de Nampula. Igualmente, uma viatura do tipo Toyota, modelo Land Cruiser, em que se fazia transporta o grupo, foi retida pelas autoridades no local.
Sabe o Ikweli que uma equipa multissectorial, envolvendo a Polícia da República de Moçambique (PRM), Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC) e Serviço de Informação e Segurança do Estado (SISE) foi destacada para Lunda para investigar o caso.
Todos os detidos residem na cidade de Nampula, nos bairros Namutequeliua, Muhala Expansão e Muahivire Expansão, respectivamente. Para além dos dois tanzanianos, outros detidos são naturais de Mocímboa da Praia e Chiúre, na província de Cabo Delgado.
Fontes do Ikweli no SERNIC apontam que na operação, para além da droga, também foram apreendidos 8 telemóveis, dos quais 7 digitais, que incluem 2 de marca Samsung, 1 do tipo OPPO, 2 iPhone 15 Pro Max, 1 Tecno modelo CAMON 30 e 1 Infinix. Com o grupo, também, foram apreendidos 7 cartões bancários, sendo 5 de bancos comerciais tanzanianos.
A droga, segundo apuramos, estava em 54 embalagens, pressupondo-se que 43 embalagens sejam de heroína e 10 de metafetamina.
O Ikweli tem vindo a contactar a polícia desde a tarde de segunda-feira (9) para obter mais detalhes sobre a apreensão. Contactamos a porta-voz da corporação, Rosa Nilza Chaúque, a qual disse que não disponha de informação na hora, mas que iria obter mais detalhes e retomava num estalar de dedos, o que não aconteceu até a manhã desta terça-feira (10) que a contactamos de novo, mas não atendeu as chamadas.
Igualmente, telefonamos para a porta-voz do SERNIC em Nampula, Enina Tsinine, a qual não atendeu as nossas chamadas, mas a deixamos uma mensagem para reação, ma sem sucesso. (Aunício da Silva)