Nampula (IKWELI) – O presidente da Conferência Episcopal de Moçambique (CEM) e bispo de Nampula, Dom Inácio Saure, reagiu na tarde desta segunda-feira (21) a morte do Papa Francisco e entende como sendo um momento de muita dor para igreja católica.
Dom Inácio Saure disse, igualmente, que a morte do líder da igreja católica semeia uma angústia particular ao povo moçambicano, por entender que foi uma pessoa comprometida com a reconciliação, a paz e cuidado da casa.
“É com profundo pesar e coração em entristecido que a Conferência Episcopal de Moçambique (CEM) comunica o povo de Deus e a sociedade moçambicana o falecimento de sua santidade Papa Francisco, as 7horas e 35 minutos de hoje, dia 21 de abril de 2025. Homem de Deus, de fé firme e da igreja, do povo pastoral incansável e voz profética dos pobres e marginalizados o papa Francisco foi um verdadeiro irmão da igreja em Moçambique, a sua proximidade e carinho e solidariedade com o nosso povo foi manifestado, não apenas em palavras, mas também em gestos concretos como a inesquecível visita apostólica que realizou ao nosso país em setembro de 2019. Com ele aprendemos a ser uma igreja em saída comprometida com a reconciliação, a paz e cuidado da casa comum, neste momento de profunda dor, mas ao mesmo tempo de esperança que não engana, unimo-nos a igreja universal em oração e acção graças pela vida e missão do Papa Francisco. Convidamos todos fiéis e pessoas de boa vontade a viver este tempo com espírito de fé, esperança e comunhão, confiando a alma do santo padre ao senhor da vida que nunca abandona os servos fiéis, descanse em paz Papa Francisco”.
O presidente da CEM fez saber que o seu exemplo permanecerá vivo no coração do povo moçambicano. “Aos nossos irmãos,
irmãs da arquidiocese de Nampula comunicamos que depois de amanhã,
dia 23 de abril, na sé catedral, organizámos uma missa de sufrágio ao papa Francisco às 18horas, aos fiéis católicos e todas pessoas de boa vontade convidámos a está solene celebração de sufrágio pelo papa Francisco”. (Malito João)




![“É uma perda [morte do Papa Francisco] grande para o mundo”, Eduardo Mariamo Abdula, governador de Nampula](https://ikweli.co.mz/wp-content/uploads/2025/04/WhatsApp-Image-2025-04-21-at-08.49.12-1068x712.jpeg)

