Nampula (IKWELI) – O Arcebispo metropolitana da Arquidiocese de Nampula e Presidente da Conferência Episcopal de Moçambique (CEM), dom Inácio Saure, procedeu no último final semana a bênção e entrega de um centro de acolhimento Aldeia de Esperança de Momola com capacidade de albergar perto de cem crianças em situação de pobreza extrema.
Segundo fontes no local, o centro foi criado com objectivo de acolher crianças sem condições que antes do núcleo viam-se abandonados e desaparecidas, facto que não deixou indiferente a Igreja Católica de Nampula.
Após a sua construção, dom Inácio foi abençoar o centro financiado pelo Banco de Moçambique, onde explicou que “o centro vai nos exigir cada vez mais manutenção porque o Banco de Moçambique ajudou no âmbito da sua responsabilidade social e agora é preciso garantir a manutenção das infra-estruturas e alimentação para as crianças e assegurar que possam participar devidamente nas aulas e, como também foi dito no final da missa, pensa se em dar uma formação profissional prática de modo que as crianças aos seus 18 anos possam ter algum conhecimento em mão para construir a vida”.
Dom Inácio Saure garantiu que a igreja que dirige vai continuar a trabalhar para que haja poucas crianças e jovem sem abrigo a viver nas ruas. “A igreja vai procurando realizar a missão que recebeu do seu Senhor para que as pessoas possam ter a vida digna que, também, o lema das Caritas tem essa atenção não existe um projecto, assim bem elaborado para executar, mas a presença que tem meninos da rua e mesmo dos idosos isso interpela fortemente a igreja porque vemos ali o resto desfigurado de Cristo isto nos pede a estarmos atento e se for possível, também, a intervir para devolver a dignidade dos nossos irmãos de filho e filhas de Deus”.
O número um da igreja católica em Nampula, aproveitou a ocasião para exortar os pais e cuidadores das crianças da necessidade de levar a sério as responsabilidades paternais para que os seus filhos não corram o risco de se refugiarem nas ruas como alternativa de felicidade.
O centro Aldeia de Esperança de Momola tem a capacidade de acolher perto de cem (100) crianças que vivem nas ruas de forma bastante precária. (Malito João)