Zampula vai a Mogincual com a missão de racionalizar uso de recursos públicos

Nampula (IKWELI)- O novo administrador do distrito de Mogincual, na província de Nampula, foi nesta segunda-feira (21) desafiado a elevar e melhorar cada vez mais os indicadores económicos com vista a promover o desenvolvimento do distrito, por forma a alcançar tais resultados, é chamado a alocar os recursos que visam desenvolver os postos administrativos e localidades.
O desafio foi lançado pelo Secretário de Estado na província, Plácido Pereira, aquando da cerimónia de tomada de posse do novo administrador de Mogincual, João Bento Zampula, num distrito cujo potencial está virado para a pesca e agricultura.
“Quando falamos de distrito a unidade orçamental é para contemplar todas as subunidades, posto administrativo, localidades e povoação, assim na planificação é importante que os poucos recursos que nós temos, cheguem em todos esses cantos do distrito, por forma a prestar os serviços à população que aí reside. É importante capacitar os órgãos existentes”.
Zampula é instado ainda a fazer uso adequado dos recursos humanos existentes, alocando quadros aos postos e secretarias administrativas, mas também a evitar a mobilidade desnecessária de quadros, sobretudo dos sectores da saúde e educação.
“É importante fazer uma gestão criteriosa dos recursos humanos, muitas vezes as pessoas concorrem e entram para os distritos para depois pedir transferência para a capital provincial, deixando os distritos desprovidos de quadros, é preciso ter atenção porque a mobilidade deve ter em consideração a substituição do quadro que sai de lá, sob o risco de prejudicarmos a população, é perigoso darmos um parecer positivo para a mobilidade de um médico sem que tenha um outro que venha o substituir, gostaríamos de recomendar que presta-se muita atenção aos sectores de saúde, educação e no geral”.
Mas também, Zampula é chamado a reativar os conselhos locais, tendo em conta a sua importância para as populações nativas, lembrado que é necessário desmistificar que o mesmo foi criado por conta do Fundo de Desenvolvimento Local, outrora conhecido por “sete milhões de meticais”.
“Sentimentos que, ultimamente, esses conselhos locais não estão a funcionar cabalmente. É preciso desmistificar que esse conselho local tem uma série de área de intervenção e colaboração com o Estado e estes não foram criados por causa dos sete milhões, mas sim, um fórum de participação e queremos ouvir as preocupações das comunidades”.
Por ser uma região costeira, é ainda exortado a encontrar soluções inovadoras com vista a minimizar o impacto, como por exemplo a promoção da construção de infraestruturas socioeconómicas resilientes às mudanças climáticas.
Professor de carreira, Zampula ocupou o cargo de secretário permanente dos distritos de Moma e Mogovolas. (Ângela da Fonseca)

Hot this week

Homem foge após esposa dar à luz trigémeos em Nacala

Um individuo residente na cidade de Nacala, concretamente no...

Novas caras nos governos distritais: Há mexidos, nomeados e cessados em Nampula

Nampula (IKWELI) – Chegou a vez da província de...

De acordo com o ministro da Justiça: “ANAMALA” está a criar divisionismo entre os moçambicanos

Nampula (IKWELI) – O Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais...

Viúvas continuam a enfrentar dificuldades financeiras e pedem socorro

Nampula (IKWELI) – Mulheres viúvas, que vendem comida confeccionada...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img