Nampula (IKWELI) – A Assembleia da República de Moçambique (AR) procedeu na tarde desta quarta-feira (16) a entrega de 40 toneladas de produtos diversos para aliviar o sofrimento de cerca de quatro mil famílias vítimas da tempestade tropical severa JUDE na província de Nampula, norte do país.
Trata-se de produtos de primeira necessidade como o arroz, farinha de milho, óleo, açúcar, como também, rolos de plásticos para cobertura.
No acto da entrega, a presidente da AR, Margarida Talapa, explicou que a doação ocorre no âmbito da acção solidária dos deputados da Assembleia da República para com as vítimas assoladas pelo JUDE a nível da região norte e centro do país que causou perdas humanas, assim como materiais.
“A província de Nampula é a que mais sofreu do impacto da passagem do ciclone. Nesta província deixou um rastro de destruição (…) perante esta situação, a Assembleia da República mobilizou diversos produtos alimentares e materiais para cobertura de casas para as famílias afectadas”.
Talapa instou, na ocasião, para que gestos de solidariedade sejam replicados por todos os moçambicanos, com vista a ajudar as famílias afectadas a sair do sufoco.
“Gostaríamos de apelar a todos moçambicanos, em particular os da província de Nampula para que continuemos a prestar solidariedade, cada um dando amor e carinho. Esta é a tradição da população moçambicana, cada um dá aquilo que puder (…) vamos continuar a fazer esforços para ajudar, se temos três, quatro ou cinco capulanas, podemos tirar uma e dar a quem precisa”.
Por sua vez, o governador da província de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, agradeceu o gesto efectuado pelos 250 deputados da AR, tendo reconhecido que o mesmo poderá aliviar as famílias afectadas.
Entretanto, o dirigente afirmou que o acto transcende o valor material, tendo considerado tratar-se de uma demonstração de que a província não está só.
“Receber este donativo impõe-nos agora uma missão implacável de fazer com que cada saco, cada litro, cada rolo chegue, com rapidez, a quem mais precisa. Este gesto traz alimento, traz protecção, mas, acima de tudo, traz esperança. A esperança que brota sempre que a solidariedade fala mais alto”.
Importa destacar que os 250 deputados da AR contribuíram igualmente com um dia de salário, valor este entregue à presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), na última terça-feira (15) em Maputo.
A tempestade tropical severa JUDE atingiu a província de Nampula no dia 10 de março de 2025, tendo provocado danos consideráveis, incluindo mortes, feridos e destruição de infraestruturas. (Ângela da Fonseca)