Nampula (IKWELI) – A tempestade tropical severa que assolou Nampula de 9 a 11 do mês de março corrente provocou a destruição, parcial e completa, de cerca de 40 (quarenta) salas de aula no distrito de Ribáuè, localizado a noroeste da província mais populosa do país.
Tratam-se de 12 salas de construção convencional, 18 precárias e as restantes mistas.
Uma das consequências imediatas da destruição daquelas salas é que perto de 2000 (dois mil) alunos passarão a estudar ao relento, assistidos por 19 professores. Para além das salas de aula, o JUDE destruiu um gabinete do director da escola.
A devastação daquele número de salas de aula veio incrementar a crise infraestrutural no sector da educação naquele território e na província de Nampula no seu todo, pois, mesmo antes da intempérie, muitos peptizem assistiam às aulas por baixo das árvores.
A passagem da tempestade tropical severa JUDE, no distrito de Ribáuè, provocou a alteração do estado de tempo na região, tendo se registado uma precipitação acumulada de até 100 milímetros, para além de ventos fortes.
Ainda ao nível de Ribáuè, em conformidade com informação partilhada pelo governo daquele distrito, o JUDE destruiu parcialmente o centro de saúde de Lupi.
Ainda que sejam dados preliminares, o governo do distrito de Ribáuè lamenta a destruição de 42 (quarenta e duas) casas das comunidades. São habitações dentre construção mista e precárias, e afecta directamente perto de 300 pessoas.
No sector de energia, “até ao momento, o distrito não tem energia eléctrica desde 01:35′ do dia 10 de Março do ano em curso”, lamenta Rafael Tarcísio, administrador de Ribáuè.
O JUDE, igualmente, não poupou as vias de acesso do distrito de Ribáuè, pois “ao nível do distrito, existem vias condicionadas por conta da erosão acentuada, onde é possível usando viaturas 4×4 com tração de 4 rodas, troço Riane/Lupi, Localidade de Cunle Sede/Roique e N13 a Mope na Localidade de Matharya condicionada por causa da ponte sobre o Rio Mecuasse. Transitável com dificuldades a estrada R694 no Crz N13 a Lalaua no Km22 por causa de erosão e crateras na Comunidade de Tanheia, Galileia e Mecuasse”, relatou o administrador de Ribáuè.
A telefonia móvel também está condicionada no distrito de Ribáuè, segundo informação que o Ikweli teve acesso, para além do muro de vedação do campo desportivo municipal que ficou destruído. (Constantino Henriques)