Nampula (IKWELI) – Quatro crianças que em vida residiam nos bairros de Murrapaniua e Napipine morreram, durante a passagem da tempestade tropical severa JUDE, que fustigou a zona norte desde a passada segunda-feira (10).
As casas em questão, são, na sua maioria, de construção precária, situação que agrava a possibilidade de desabamento das residências.
O primeiro caso deu-se no bairro de Murrapaniua no último domingo (09), onde duas crianças encontravam-se a dormir numa residência e com a fúria dos ventos a casa desabou, fazendo com que uma viesse a óbito imediatamente.
Jaime Júnior é avô das vítimas no bairro de Murrapaniua, o qual contou que “tudo aconteceu na noite do domingo”.
Entretanto, Jaime Júnior equaciona que o sucedido ocorreu por conta do tipo de material que reveste a casa. “O ocorrido registou-se em uma casa de construção precária que estava a margem do rio Covela que desagua no rio Nicuta, apenas as crianças foram afectadas pois os pais estavam noutro quarto.”
Face ao cenário de mortes de crianças por desabamento de casas, os moradores lamentam e pedem a intervenção de quem de direito, apoios em material de construção convencional.
Antonieta Alberto, outra moradora da zona de Terrene-B no bairro de Murrapaniua, explicou que “tomamos conhecimento com muita preocupação da destruição de casas de construção que culminaram com mortes estranhas de crianças como aconteceu no bairro, a maior parte das famílias que estão a viver nas margens do rio por falta de condições e por isso o nosso governo precisa apoiar.” (Nelsa Momade)