Mossuril (IKWELI) – O administrador do distrito de Mossuril, Alfredo Maxaieie, revelou que perto de 4 mil hectares de terras agrícolas com produtos diversos foram inundadas durante a passagem da tempestade tropical severa JUDE, situação que pode condicionar o processo de produção e produtividade.
Devido a ocorrência, Maxaieie pede que o governo central canalize alimentos de primeira necessidade de modo a acudir os agricultores. ” Pela dimensão da população afectada pelo JUDE, as culturas dificilmente vão recuperar, o amendoim está na água e mandioca também, daí que há uma necessidade de apoio do governo da República de Moçambique, entre outros parceiros,” sublinhou
“Como governo, estamos a trabalhar para criar esforços tanto na queda de casas, famílias e inundações, sobretudo no campo da produção agrícola. Até agora não temos registo de vítimas mortais e foram abertos centros de acomodação das famílias afectadas pela tempestade.”
As famílias com campo de cultivo de produtos alimentares, no distrito de Mossuril, avançam que as inundações agravam a situação precária de alimentação.
“Somos pessoas dependentes da agricultura para sobreviver, agora com a destruição das machambas é triste, realmente caminhamos para momentos críticos e de incertezas,” disse Rosa Adamo, uma das agricultoras que teve seu campo inundado.
Outro entrevistado, praticante da atividade agrícola no distrito de Mossuril, Zito Amade, revelou que “eu não trabalho, apenas tenho machamba e pesca que tem ajudado muito as famílias, actualmente com as tempestades não tem como ir ao mar e com as machambas inundadas não é possível garantir a boa colheita,” disse. (Nelsa Momade)
#Ikweli, #depressãotropicaljude