Nampula (IKWELI) – Pelo menos 3 crianças, com idades que variam entre os 4 e os 15 anos, perderam a vida na madrugada da última segunda-feira (10) no bairro de Carrupeia, nos arredores da cidade de Nampula, em consequência da passagem da tempestade tropical JUDE que assolou a região.
Francisco Manuel, secretário do referido bairro, foi quem confirmou a tragédia ao Ikweli nesta quarta-feira (13), tendo anotando que na mesma circunscrição 120 casas, de construção precária, não aguentaram com a pressão dos ventos e chuvas fortes ocorridos durante a intempérie.
“Muitas famílias estão afectadas e ao relento, outras acabaram acolhendo-se nas salas da escola primária de Murrapaniua 2 e Muthimacanha.”
A fonte acrescentou, igualmente, que decorre o levantamento para se apurar o real número de casas destruídas e outros danos, no sentido de as famílias afectadas receberem ajuda humanitária.
A nossa equipa de reportagem entrevistou algumas famílias afectadas, as quais contaram o drama de ter perdido o seu teto do dia para noite.
Sem saber por onde começar, Deolinda Fernando, mãe de cinco filhos, contou com lágrimas nos olhos que a sua residência desabou na noite da última terça-feira (12). “Minha casa caiu, perdi tudo, a única coisa que consegui recuperar são os meus filhos, mas não sei o que lhes dar, não sei para onde vou, por isso peço ao governo que me ajude com, pelo menos, onde ficar e comida.”
Amina Eusébio, também afectada, diz que encontra-se desolada com a situação. “Estamos mal, desde ontem passamos a noite toda fora, por não ver onde dormir, como vê que, também, as casas vizinhas já caíram, os nossos bens todos foram embora com a corrente da água, pedir que o governo nos olhe, nós que não temos para onde ir e com crianças que estudam, seus materiais foram arrastados pela água, não tínhamos tempo de recuperar, uma vez que isso aconteceu na noite de ontem.” (Virgínia Emília)