Há cada vez mais empresas com certificação de sistemas de gestão, saúde e segurança no trabalho em Moçambique

Maputo (IKWELI) – O número de empresas com certificação em referências normativas de sistemas de gestão NM ISSO 9001, Qualidade NM ISSO 14001, Meio Ambiente, Saúde e Segurança no Trabalho NM ISSO 45001 tende a aumentar em Moçambique e o governo diz ter certificado, só no corrente mês, 38 entidades.

À margem do Dia Mundial da Normalização, assinalado, na última sexta-feira (17), o ministro moçambicano da Economia, Basílio Muhate, disse que a efeméride constitui um momento de reflexão sobre o papel transformador da normalização na promoção da qualidade, competitividade e sustentabilidade e na construção de economias sólidas, inclusivas e competitivas.

Quanto as certificações, o dirigente destacou que este marco representa um crescimento na ordem dos 20,21% comparativamente a outubro do ano transacto, quando havia 193 empresas certificadas contra as actuais 231.

Em termos globais, de acordo com a fonte, o país conta actualmente com cerca de 1.700 normas técnicas moçambicanas, que abrangem sectores cruciais como a indústria transformadora, construção civil, agricultura, saúde, ambiente, transportes e serviços.

A normalização, segundo ministro, é um dos pilares fundamentais do desenvolvimento económico moderno, porque estabelece linguagens comuns que permitem o comércio seguro e eficiente, facilitando a industrialização, promoção da inovação tecnológica e proteção dos consumidores.

“É através das normas que se garantem produtos e serviços de qualidade, competitivos no mercado nacional, regional e internacional,” acrescentou

O dirigente assegura que governo moçambicano compromete-se em continuar a fortalecer o Sistema Nacional da Qualidade, integrando as componentes de normalização, metrologia, acreditação e avaliação da conformidade.

Por seu turno, o vice-presidente do Conselho Diretivo da Confederação das Associações Económicas (CTA), Onório Manuel, apontou que a normalização, para além do seu valor técnico, é uma ponte essencial para a excelência empresarial e a inclusão económica. 

Por isso, defendeu que a sua adopção é um imperativo para a competitividade e a sustentabilidade das empresas moçambicanas, especialmente num contexto de integração regional e global.

Na ocasião a CTA reafirmou o seu compromisso em continuar a trabalhar de modo sensibilizar e capacitar o sector empresarial moçambicano sobre a importância da normalização como instrumento da transformação. (Antónia Mazive)

Hot this week

Arrancam obras da fábrica que vai produzir mais de trezentas toneladas de farinha de trigo por dia em Nacala

Nacala (IKWELI) - O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Governador de Nampula convida homens a envolverem-se activamente no planeamento familiar 

Nampula (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariano...

Riqueza natural e direitos humanos em debate no norte do país

Pemba (IKWELI) – Encontros realizados em Pemba discutem a distribuição...

Novo director da EMUSANA mantem aposta da edilidade em construir um aterro sanitário

Nampula (IKWELI) – Artur Afonso, que dirige a Empresa...

Topics

Riqueza natural e direitos humanos em debate no norte do país

Pemba (IKWELI) – Encontros realizados em Pemba discutem a distribuição...

Duas raparigas violadas sexualmente em Carrupeia

Nampula (IKWELI) – O Hospital Central de Nampula (HCN),...

Governo reforça controlo e transparência no licenciamento mineiro

Maputo (IKWELI) – O governo moçambicano pretende modernizar os...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img