Nampula (IKWELI) – Após a tensão atravessada por algumas mineradoras, aquando das manifestações pós-eleitorais, eis que a saga continua, desconhecidos invadiram a mineradora Faruk Brethrs, localizada no Posto Administrativo de Iuluti, distrito de Mogovolas, em Nampula, na segunda-feira (17) da semana passada.
De acordo com a porta-voz da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula, Rosa Nilza Chaúque, os indivíduos teriam igualmente sequestrado dois representantes da instituição.
“No dia 17, indivíduos em número não especificado se fizeram àquela mineradora no posto administrativo de Iuluti no distrito de Mogovolas, onde munidos de instrumentos contundentes se introduziram no interior da mesma, tendo incendiado a mineradora assim com vários instrumentos de trabalho da mesma. A polícia fez-se prontamente ao local, onde foi possível a dispersão dos mesmos, mas em jeito de evadir-se da sua culpabilidade teriam levado dois indivíduos um de nacionalidade indiana, outro moçambicano, mas pela intervenção da Polícia foi possível salvaguardar a vida destes indivíduos.”
A porta-voz da PRM reconhece a crueldade semeada no distrito de Mogovolas nos últimos tempos, mas nega que seja algum indício de terrorismo. “Não podemos cá afirmar que trata-se de terrorismo, mas é uma desordem pública que tem se verificado naquele ponto da nossa província, a polícia continua prontamente e estamos no terreno para garantir a segurança.” (Malito João)