Nampula (IKWELI) – Foi eleito, na tarde desta segunda-feira (24), Gilberto Francisco como primeiro secretário do partido Frelimo na província de Nampula, maior círculo eleitoral de Moçambique, numa eleição bastante renhida e com 6 candidatos.
Foram necessárias 3 voltas, para, na final, Francisco deixar para trás Rodrigues Ussene, actual director do gabinete do Secretário de Estado na província de Nampula, que, também almejava comandar o partido dos camaradas naquela circunscrição.
O vencedor ganhou com 80 votos, correspondente a 66% dos eleitores.
A sessão extraordinária do comité provincial da Frelimo em Nampula que elegeu o seu novo primeiro secretário iniciou logo cedo, com 6 candidatos, nomeadamente Gilberto Francisco, Rodrigues Ussene, Emiliano Maliquela, Osvaldo Algumassa (actualmente secretário para organizações), Chale Ossufo e Rui Jorge Tomás.
Emiliano Maliquela e Rodrigues Ussene eram tidos como candidaturas apoiadas pelo então governador de Nampula, Manuel Rodrigues, e ambos estiveram no Conselho Executivo Provincial nos últimos anos, sendo um director de gabinete e outro director provincial dos Transportes e Comunicações.
Gilberto Francisco assume a direcção do partido Frelimo no maior círculo eleitoral do país num momento desafiante, tanto interna, assim como externamente.
O número de candidatos que concorriam a mais alta posição do partido Frelimo em Nampula demonstra, claramente, o nível de fragmentação e de grupos no seio dos camaradas. (Nelsa Momade)






