Nampula (IKWELI) – Os mais de quatro mil residentes de Mucuache, nos arredores da cidade de Nampula, passaram a ter acesso a água potável com a inauguração de um sistema de abastecimento do precioso líquido.
Trata-se de um sistema com uma capacidade de 80 mililitros que há muito era aguardado pela população residente na comunidade, visto que vezes sem conta, eram obrigados a percorrer cerca de 5 quilómetros até riachos para ter acesso a água, tal como avançaram as fontes entrevistadas pelo Ikweli.
Large Jorge, residente na comunidade, mostra-se satisfeito com a entrega do sistema, uma vez que vai ajudar a aliviar a falta de água na maternidade local, onde muitas vezes, as mulheres eram obrigadas levar água de casa para cuidar da sua higienização após o parto.
“As mamãs passavam mal nas maternidades quando davam parto era muito difícil, deviam ir até uma montanha para ter água era muito difícil e agora com esse furo é um benefício para nós.
Quem, igualmente, mostra-se satisfeita com o sistema de abastecimento de água é Celestina António, que revelou que antes eram obrigadas a acordar as 3h de madrugada em busca de água e devido a distância só regressavam por volta das 17 horas.
“Água aqui é bem-vinda, antigamente era sofrimento, porque saíamos 03h e regressávamos às 17h. Outra hora nossos maridos nos batia, porque não tínhamos tempo para servir chima a tempo, estamos agradecidos. Agora pedimos energia”.
A entrega do abastecimento de água coincide com as celebrações do Dia Mundial da Água que se assinalou no último sábado (22) sob o lema “preservação dos Glaciares”.
O delegado do Fundo de Fomento da Habitação (FFH), Gregório Atibo, disse que o projeto foi financiado pelo Banco Mundial em mais de 23 milhões de meticais, tendo uma capacidade para fornecer, pelo menos, quatro mil e quinhentos habitantes corresponde a 600 famílias.
Segundo a fonte, o mesmo projecto tem em vista a construção de dois pequenos sistemas de abastecimento de água na cidade de Nampula, precisamente nos bairros de Muatala e Muahivire Expansão.
“Neste preciso momento terminamos esse primeiro sistema e o segundo sistema já vai arrancar,”, disse a fonte que assegurou que outras fontes serão abertas na cidade de Nacala.
Por sua vez, a presidente da Assembleia Municipal da cidade de Nampula, Florinda Joaquim Mpatua, chama atenção aos munícipes sobre a necessidade do uso consciente da água.
“Todos nós precisamos cada vez mais de água e com ocrescimento da população, as alterações climáticas estão a colocar uma pressão crescente sobre este recurso que sem ele não há vida. Gostaríamos de deixar um apelo aos nossos munícipes, para que trabalhemos juntos na conservação desta infraestrutura incluindo as reservas de água subterrâneas”.
Importa salientar que o dia mundial da água foi instituído pela Organização das Nações Unidas em 1992 e é celebrado anualmente a 22 de março. A data visa chamar a atenção para a importância da água doce e promover a gestão sustentável deste recurso.
O aquecimento global é o principal fator que acelera o derretimento dos glaciares, o que ameaça a disponibilidade de água potável, a agricultura, a indústria e a produção de energia limpa. (Ângela da Fonseca)