Nampula (IKWELI) – A Polícia da República de Moçambique (PRM), em Nampula, confirma o linchamento de 3 supostos larápios, recentemente, na vila de Nametil, distrito de Mogovolas, após o grupo saquear bens num estabelecimento comercial.
A porta-voz da PRM em Nampula, Rosa Nilza Chaúque, anotou que a população local apercebeu-se dessa intentona, por isso mesmo partiu para a justiça pelas próprias mãos.
“Por volta de 1 hora, a polícia teria registado um caso de roubo em uma residência no distrito de Mogovolas que envolvia, pelo menos, 5 indivíduos munidos de instrumentos contundentes e depois apoderaram-se de alguns bens e um valor de 350.000,00Mt (trezentos e cinquenta mil meticais). Quando a população apercebeu-se da situação criminal, interpelou os supostos ladrões, sendo que dois conseguiram escapar e três perderam a vida devido a fúria popular e os mesmos indivíduos faziam-se transportar numa viatura”.
Por outro lado, a polícia em Nampula, declara que um dos supostos ladrões encontra-se detido e decorrem trabalhos para a recuperação dos bens roubados.
Na mesma altura, a PRM em Nampula, partilhou alguns dados das manifestações da semana finda que culminaram com a vandalização de, pelo menos, 5 sedes distritais do partido Frelimo e a destruição parcial de duas residências de agentes da polícia, nesta parcela do país. “Durante as manifestações, nos dias 15 a 18 do corrente mês, tivemos registo de alguns focos de perturbação da ordem pública nos distritos de Nampula, Monapo, Malema, Eráti, Rapale e Larde. Tivemos também a situação de colocação de barricadas, obstrução da via pública e poluição sonora”, disse Chaúque,
Ainda sobre as manifestações, a PRM revelou que “tivemos a detenção de 15 indivíduos e queremos reiterar os nossos apelos em relação aos actos criminais que impedem a ordem, segurança e tranquilidade públicas”. (Nelsa Momade)