Nampula (IKWELI) – Duzentos e sessenta e dois mil e cem alunos da 6ª classe, na província de Nampula, estão sendo submetidos a exames finais desde esta segunda-feira (25).
Este número corresponde a um crescimento na ordem dos 4.7%, quando comparado com o ano passado, 2023.
O governador da província de Nampula, Manuel Rodrigues, que falava aquando do arranque dos exames das disciplinas de português e história, garantiu que a nível da província, as condições já foram criadas para o sucesso do processo.
“Hoje é o dia que inicia o processo de exames em todo o país, de forma particular, no distrito de Rapale, testemunhamos que as condições estão criadas e os alunos já começaram a fazer os seus exames das 6ª classes”, disse.
O governador revelou que mais de 8 mil professores estão distribuídos em mais de 900 centros de exames. “O processo que começou hoje, termina a 13 de dezembro e conta com 8.500 professores vigilantes que estão distribuídos em todos distritos da província de Nampula que serão acompanhados por 68 técnicos pedagógicos em 9.250 centros de exames”.
Na mesma ocasião, o governador da província de Nampula apelou aos pais e encarregados de educação a não deixarem que seus educandos atrasem nas salas de exame e igualmente chamou atenção aos pais e professores distribuídos nos centros de exames a absterem-se de situações de fraude académicas e corrupção. (Virgínia Emília)