Nampula (IKWELI) – O conselho autárquico da cidade de Nampula diz ter somado prejuízos na colecta das suas receitas diárias na componente de cobranças de taxas diárias, devido a paralisação das actividades na última segunda-feira (21), que decorreu a escala nacional.
Em entrevista ao Ikweli, o vereador do pelouro de Mercados e Feiras, Augusto Tauancha, disse que por dia a vereação tem como meta alcançar perto de 100.000,00Mt (cem mil meticais), através de cobranças de taxas feitas nos mercados e feiras, mas que, no entanto, no dia em que o país parou as actividades por conta das manifestações convocadas por Venâncio Mondlane, candidato suportado pelo partido PODEMOS, pouco foi colectado.
“No dia das manifestações a nossa receita foi baixa, a nossa meta é correr para 100.000,00Mt por dia, mas ficamos muito abaixo disso, neste momento estamos a fazer contagem, não tenho como partilhar agora os valores, mas eu e a minha equipa estamos preparados para avaliar o impacto negativo por conta dessa paralisação”, disse.
Tauancha começou por dizer que a equipa de cobradores até fizeram-se aos mercados para seguir com cobranças, mas infelizmente foram obrigados a paralisar a actividade devido as agressões que alguns deles sofreram. “Eles não chegaram até ao fim, tivemos que recolher os cobradores, registamos incidentes, houve uma cobradora que foi espancada, a sorte é que não foi arrancada o material de trabalho”.
O vereador prevê ainda mais baixas nas receitas e dias sombrios devido a mais uma onda de manifestações convocadas, cujo início foi nesta quinta-feira.
“Temos consciência de que nesses dias a receita vai baixar, porque o estado psicológico do cobrador também conta muito, ele pode estar a trabalhar, mas com medo de ser espancado, a situação é preocupante”, frisou.
Entretanto, encoraja os cobradores a continuarem firmes, “dado ao apelo deixado pelo Secretário de Estado, vamos tentar trabalhar nesses dois dias, vamos confiar na polícia e nos chefes dos postos com os seus meios”.
Importa referir que a taxa diária cobrada por vendedor/banca é de 10,00Mt (dez meticais), nos 48 mercados existentes no município de Nampula. (Ângela da Fonseca)