Insuficiência de salas de aula continua a impedir ensino de qualidade em Nampula

Nampula (IKWELI) – Tamison Francisco, membro do Conselho Nacional da Organização Nacional de Professores (ONP) em Nampula, considera que a insuficiência de salas de aula está a impedir a materialização da qualidade de ensino e aprendizagem no país.

Para mudar o cenário, Francisco defende a aplicação de políticas sérias a curto e médio prazos para a construção acelerada de salas, tanto nas zonas rurais como na cidade.

“Temos problemas de construção de salas de aulas, mesmo assim não paramos de trabalhar e continuamos a exigir a quem é de direito a construção das mesmas. Neste momento, constatamos várias crianças a terem aulas ao relento, o que muitas vezes distrai o aluno e compromete a qualidade de ensino”.

O sindicalista reconhece o contributo dos pais e encarregados de educação na participação em programas e iniciativas, visando minimizar a falta de salas de aulas.

No entanto, a fonte recordou que a qualidade de ensino não deve ser vista como um assunto exclusivo do sector de educação, pois “um dos maiores desafios actuais é a qualidade de ensino, porém, não pode ser apenas vista como um elemento exclusivo do sector da educação como governo, mas também deve ser compartilhado com a sociedade moçambicana”.

Aquele membro da ONP que falava ao Ikweli por ocasião do dia dos professores celebrado no sábado (12), defendeu igualmente a revisão do currículo para acompanhar os desafios da sociedade na actualidade.

Por outro lado, o director dos Serviços Distritais de Educação, Juventude e Tecnologia em Nampula, Silvério Omar, reconhece que o rácio aluno-professor ainda constitui desafio ao governo. “O número da população tende de a aumentar e para combater o rácio aluno-professor, necessitamos da contratação de, pelo menos, 300 professores a nível do distrito de Nampula, apesar deste problema verificar-se em outros distritos da província”. (Nelsa Momade)

Hot this week

Homem foge após esposa dar à luz trigémeos em Nacala

Um individuo residente na cidade de Nacala, concretamente no...

Novas caras nos governos distritais: Há mexidos, nomeados e cessados em Nampula

Nampula (IKWELI) – Chegou a vez da província de...

De acordo com o ministro da Justiça: “ANAMALA” está a criar divisionismo entre os moçambicanos

Nampula (IKWELI) – O Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais...

Viúvas continuam a enfrentar dificuldades financeiras e pedem socorro

Nampula (IKWELI) – Mulheres viúvas, que vendem comida confeccionada...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img