Pemba (IKWELI) – A embaixadora do Canadá para a agenda Mulheres, Paz e Segurança (MPS), Jacqueline O’Neill, reuniu-se na cidade de Pemba, na província de Cabo Delgado, com jornalistas e organizações da sociedade civil para discutir o aumento e melhoria de questões de género na imprensa moçambicana.
Com efeito, na mesa redonda, reflectiu-se, também, sobre a importância e desafios na cobertura das vivências e liderança das mulheres e raparigas em todas as esferas da paz e segurança.
Esta mesa redonda reafirma o compromisso do Canadá na promoção da liberdade de imprensa.
Os participantes (jornalistas e organizações de defesa da mulher e rapariga) concordarem em trabalhar em estreita ligação para garantir que a mulher e paz e segurança esteja na agenda prioritária das redações.
Durante a sua estadia em Moçambique, Jacqueline O’Neill estabeleceu contactos com quadros do Governo, com o objectivo de discutir e trocar experiências sobre a implementação da agenda MPS, bem como identificar áreas de cooperação de nível bilateral e multilateral, incluindo aprender com funcionários do governo, sociedade civil, mulheres em uniforme entre outros sobre as oportunidades e desafios na implementação da agenda MPS em Moçambique.
Igualmente, a embaixadora procurou aumentar a visibilidade sobre a importância das MPS em Moçambique e defender a liderança contínua no amplo espectro de questões relacionadas com as MPS nos fóruns internacionais, incluindo nas Nações Unidas, bem como encorajar a rápida renovação do Plano de Acção Nacional sobre MPS.
Finalmente, O’Neill ajudou a divulgar o papel do Canadá como líder internacional em matéria de MPS, como parte da Política Feminista de Assistência Internacional daquele país, dentro do ecossistema da sociedade civil, governo e actores de segurança em Moçambique. (Redação)