Angoche (IKWELI) – A autarca de Angoche, Dalila Ussene, afirma estar a empreender esforços para recolocar a cidade que dirige, a sul de Nampula, no ranking das melhores cidades moçambicanas.
Ussene está de visita aos postos autárquicos da cidade de Angoche, no âmbito da avaliação dos primeiros 100 dias da sua governação.
No seu entender, começou bem a dirigir aquela cidade costeira, destacando sucessos como o lançamento da construção do porto de Angoche, do Instituto de formação profissional, reabilitação das estradas entre outros. Ademais, falou da importância do engajamento de todos para tornar Angoche num município de referência no país.
“Angoche está muito feliz, temos uma média de 1200 munícipes, homens e mulheres, jovens, nos bairros, na cidade, que se envolveram em actividades de limpeza da cidade, em todos os bairros… essa governação, não é só da Dalila, quero que essa seja uma governação inclusiva”, disse a autarca, que reconhece que “os desafios são vários, temos agora o porto, lançada que foi a primeira pedra, o campo municipal, do Sporting, o asfalto de continuidade do Ínguri e também a estrada de Boa Viagem-Ncuanha, que são 7 quilômetros, melhoramento de energia, o saneamento e requalificação das ruas”.
Por sua vez, os munícipes de Johar, o primeiro posto administrativo autárquico visitado por Dalila Ussene, manifestaram a sua satisfação pela oportunidade de expressarem as suas preocupações e reconheceram os esforços que o governo municipal tem empreendido, como atestaram Pedrito Molampua e Paulino Raul.
“Angoche, agora, está a levantar, energia era difícil, agora em todos os postos temos já furos de água e o lixo zero, aqui em Angoche”, disse Pedrito.
“Aqui mudou, por exemplo agora a cidade está limpa, mas ainda falta campo de desporto, mas acredito que isso, a presidente como disse, estamos à espera”, acrescentou Paulino Raul.
Contudo, os munícipes pedem mais, como é o caso de Francisco Mateus, residente do posto administrativo de Johar. “A nossa presidente tem que aumentar salas de aula, hospitais também a rede de abastecimento de água”.
Importa referir que em busca de parcerias para a melhoria de vida do município de Angoche, de 25 à 27 de Julho a presidente do conselho Municipal de Angoche e seu elenco, composto pelo vereador da urbanização e meio ambiente, Abibo Rajabo, e o chefe dos serviços de Urbanização e meio ambiente, Carlos Abudo, participou na terceira edição do congresso internacional do lixo zero, em Brasília, no Brasil. (José Luís Simão)