Nampula (IKWELI) – Há alunos da escola básica de Nahene 1, nos arredores da cidade de Nampula, que ficam sem ter aulas, por conta da insuficiência de professores naquele estabelecimento de ensino público.
São os pais e encarregados de educação que, preocupados com a situação, decidiram denunciar, recordando que a mesma não é nova.
Para piorar este cenário, muitas vezes professores são obrigados a lecionar em mais de uma classe.
“As vezes os meus filhos voltam a casa sem aulas, porque o seu professor deve entrar numa outra turma. Os professores não são suficientes para cobrir o número de alunos, pedia que o governo nos ajudasse a aumentar os professores”, disse a senhora Mariamo que é mãe e encarregada de educação de 5 alunos na escola básica de Nahene 1.
A dona Margarida Zacarias diz que a sua filha, que frequenta a 5ª classe ficou uma semana sem ter aulas, porque o professor devia atender uma outra classe. “Os alunos são muitos e os professores poucos”.
Igualmente, os pais e encarregados de educação mostram, também, preocupação com a insuficiência de salas de aula, tal como referiu a senhora Jorgina Carlitos.
Os alunos, também, estão preocupados e exigem uma solução imediata para a situação. “Hoje não estudamos porque o meu professor ainda não entrou na minha turma”, disse a aluna Eugénia Alves Francisco, da 4ª classe.
A direcção da escola não aceitou falar sobre o assunto, apesar dos pedidos feitos pela reportagem do IKWELI. (Virgínia Emília)