Nampula (IKWELI) – O cabeça-de-lista do partido Frelimo e candidato a governador da província de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, participou na manhã deste domingo (16) das celebrações do dia do Eid al-adha, onde aproveitou o momento para apelar a população do maior círculo eleitoral do país para que continue vigilante aos movimentos e acções maléficas para as comunidades.
A presença do “Tio Salim”, como é carinhosamente tratado, foi bastante aplaudida pelas centenas de crentes presentes no recinto da escola secundária de Nampula, tal como foi encorajado a contar com os préstimos dos cidadãos locais caso seja eleito governador de Nampula.
É neste perspectiva, em reação a esse carinho, que Abdula orou “para que Allah transmita em todas as famílias a harmonia e prosperidade”.

“Aproveitemos este momento para uma reflexão, para um momento de pudermos melhorar as nossas vidas, rogando a Deus para que nos deia trabalho, saúde, para que nos deia forças para pudermos desenvolver a nossa província”, anotou o político, prosseguindo que “pedimos aos jovens moçambicanos que não adiram a esses movimentos do terrorismo. Pedimos aos moçambicanos que denunciem qualquer suspeita em relação a esta situação [terrorismo]”.
A nossa fonte reconhece que “as nossas Forças de Defesa e Segurança estão a fazer um excelente trabalho para rechaçar o inimigo e, graças a Deus, estamos a vencer esta luta”.
Recorde-se que a vizinha província de Cabo Delgado tem sido a sofrer ataques terroristas desde outubro de 2017, sendo que Nampula já experimentou a barbaridade em alguns pontos do norte.
Quem, também, apelou a necessidade de maior vigilância, por parte da comunidade, a movimentos estranhos é o autarca da cidade de Nampula, Luís Giquira. “Apelar a nossa comunidade muçulmana para que continuemos a pautar pela paz, pela saúde e pela harmonia junto das nossas famílias”, anotou, apelando para que “os nossos irmãos que não se deixem enganar pelo terrorismo em Cabo Delgado, que continuemos vigilantes nas nossas comunidades para que a paz reine no nosso território”.
O sheik Abdulatif Mussagy, secretário-geral do Conselhos dos Álimos de Nampula, que dirigiu a palestra da ocasião, disse que “pedimos para que o nosso país continue a viver a paz e a tranquilidade. Nós, como muçulmanos, sempre estamos determinados com a nossa mensagem da manutenção da paz e coesão social. Essa é nossa prioridade como muçulmanos”. (Redação)