Nampula (IKWELI) – As crianças deslocadas pelo terrorismo que assola a província de Cabo Delgado, acolhidas em centros transitórios nos distritos de Chiúre e Eráti, vão beneficiar de material didáctico, numa iniciativa da Organização para o Desenvolvimento e Educação Infantil (ODEI).
Segundo Reginaldo Sábado, porta-voz da ODEI, a iniciativa baseia-se no facto de as famílias a que estas crianças pertencem encontrarem-se numa situação de pobreza e sem meios de subsistência.
“A nossa agremiação tem como finalidade trabalhar com crianças para proporcionar um ambiente onde as crianças estejam descontraídas, aprendam, em resumo numa situação confortável”, explica a fonte sobre os propósitos da agremiação de que faz parte.
Sábado anotou ainda que “o plano que temos para com essas crianças, e seus cuidadores, é primeiramente trabalhar no sentido de consciencializar para que não passem muito tempo a pensar naquilo que aconteceu nas suas comunidades, mas também incentivar para que tenham um bom aproveitamento pedagógico na escola e focarem-se nos objectivos centrais que é aprender e poder um dia tornarem-se alguém”. (Malito João)