Maputo (IKWELI) – O Ministério da Agricultura, Ambiente e Pesca (MAAP) anunciou nesta terça-feira (20) que o país produz 500 toneladas de mel por ano, e ambiciona expandir a venda para o mercado internacional, por acreditar que o produto é de qualidade.
Segundo, Carla Manjate, técnica de Apicultura no MAAP, que falava no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Abelha, que decorreu sob o lema “Abelha inspirada pela natureza para nutrir a todos”, em termos de apicultura o país está num bom caminho evolutivo e conta, neste momento, com 7 mil interessados nessa área.
“O maior interesse dos nossos apicultores é exportar o nosso mel para fora do país,” disse clara Manjate, sublinhando que o maior desafio do sector é a falta de um laboratório acreditado que possa ajudar a ter a identidade do mel.
“Neste momento estamos a trabalhar em identificar esses laboratórios, porque o importante é ter os parâmetros e incentivar os nossos laboratórios para que haja esse trabalho de fazer-se a análise de qualidade do nosso mel e identidade cá no país.”
A técnica afirma que o MAAP está a investir no sector em termos de capacitação técnica e está a desenhar o plano de controlo de resíduos que vai garantir que esse mel seja de qualidade cá no país. (Antónia Mazive)