Candidata a Secretária-Geral do Turismo da ONU Gloria Guevara afirma que o sector precisa de estabilidade, visão e inovação

Londres (IKWELI) – Gloria Guevara, a principal candidata a Secretária-Geral do Turismo da ONU [Organização das Nações Unidas], fez um apelo renovado por uma liderança ousada e decisiva, enraizada em experiências substanciais do mundo real, exortando os estados-membros a apoiarem uma nova era de estabilidade, visão e inovação para o setor global do turismo.

Com mais de 35 anos de experiência em governo, indústria privada e política internacional, Guevara é amplamente considerada a candidata mais qualificada e capaz para liderar o Turismo da ONU num período crítico de transformação. A sua campanha reflecte o crescente apoio global a uma mudança no estilo de liderança para um que seja baseado na acção, integridade e resultados que ofereçam resultados reais para todos, e não apenas para alguns.

Gloria Guevara afirmou, recentemente, que “o que o sector precisa agora é de uma liderança que una as pessoas, cumpra com propósito e restaure a estabilidade de uma instituição que precisa de evoluir para gerar resultados tangíveis no mundo real. O sucesso futuro da ONU Turismo e dos Estados-membros dependerá da experiência e do conhecimento do sector, aliados a uma profunda compreensão da responsabilidade da liderança de uma organização como esta.”

A distinta carreira de Gloria Guevara abrange quatro continentes e a liderança nos sectores públicos e privado aos mais altos níveis.

Enquanto Secretária de Turismo do México, liderou uma das estratégias nacionais de turismo mais eficazes da última década, conduzindo o país através de crises de saúde pública e segurança para alcançar um crescimento recorde e reconhecimento internacional. Durante a sua gestão, o México tornou-se um dos principais destinos do mundo, impulsionado pela inovação, diversificação de mercados e estreita coordenação entre o governo e a indústria.

Como presidente e CEO do Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), Guevara elevou a voz global do turismo, interagindo com líderes mundiais, moldando políticas e defendendo a inclusão, a sustentabilidade e a recuperação coordenada. Durante a pandemia da COVID-19, desempenhou um papel fundamental na mobilização do alinhamento internacional em torno de protocolos de viagens seguras e de alívio económico.

Mais recentemente, desempenhou as funções de Conselheira Especial Chefe do Ministro do Turismo da Arábia Saudita, onde foi fundamental na concepção e implementação de uma das transformações turísticas mais ambiciosas da história, ajudando a abrir o país ao turismo internacional, apoiando investimentos em grande escala e promovendo a sustentabilidade, a cultura e a inovação como pilares do crescimento a longo prazo.

No centro da campanha de Guevara está o compromisso de devolver ao Turismo da ONU uma posição de credibilidade e relevância, ancorada em acções, resultados e responsabilidade. Está focada em restaurar a confiança na liderança da organização, garantindo que todos os estados-membros, independentemente da sua dimensão, geografia ou poder económico, são igualmente envolvidos e ouvidos, e acrescentando valor real através do desenvolvimento sustentável, inovação e criação de emprego. A sua abordagem baseia-se em décadas de experiência, histórico de entregas e profundo entendimento de como alinhar os interesses públicos e privados para desbloquear o progresso global. 

“Este é um momento que exige competência, não inexperiência”, disse Guevara. “O próximo Secretário-Geral deve ter a capacidade e saber como agir desde o primeiro dia, as relações necessárias para construir consensos e a coragem para levar esta organização em frente em direção a um futuro que beneficie todos.”

“Dediquei a minha carreira ao turismo, não para ganho pessoal, mas para resultados reais que melhorem as comunidades em todo o mundo e, ao mesmo tempo, beneficiem as economias locais”, continuou Guevara, referindo que “agora, estou pronta para levar este compromisso ao Turismo da ONU. Servirei todos os Estados-membros, ouvirei com humildade, agirei com integridade e liderarei com experiência”.

A candidatura de Gloria Guevara recebeu um apoio internacional substancial, reforçando a sua posição como principal candidata ao cargo de Secretária-Geral do Turismo da ONU. Mais de 200 líderes turísticos globais endossaram publicamente a sua visão de um Turismo da ONU revitalizado e inclusivo. A academia, também, expressou um forte apoio a líderes de instituições globais de renome e altamente respeitadas, elogiando o seu compromisso com a tomada de decisões baseadas em evidências e práticas de turismo sustentáveis. Estes amplos apoios de diversos sectores reflectem uma confiança colectiva na capacidade de Guevara para conduzir o Turismo da ONU em direcção a um futuro marcado pela estabilidade, inovação e crescimento inclusivo.

Paul Polman, ex-CEO da Unilever e membro do painel de alto nível para os ODS [Objectivos de Desenvolvimento Sustentável], afirmou que “tive o prazer de trabalhar com Gloria Guevara em diversas ocasiões nos últimos anos. No México, quando era ministra do Turismo, no seu papel no WTTC e, mais recentemente, na Arábia Saudita. Gloria não só possui um profundo conhecimento da indústria do turismo e uma visão clara de para onde a indústria deve se dirigir, como também um histórico de formação de coligações eficazes e de impulsionar uma indústria mais resiliente e regenerativa que funcione para todos, incluindo o planeta. Por isso, posso recomendá-la vivamente para este importante cargo na ONU.”

Christopher J Nassetta, Presidente e CEO da Hilton Worldwide, declarou que “conheço a Gloria há muitos anos e ela tem sido uma defensora incrivelmente forte do sector das viagens e do turismo. Ela tem uma compreensão única do panorama turístico global e utiliza a sua perícia para impulsionar políticas e iniciativas que tragam maior prosperidade ao nosso setor e, mais importante, à economia global. A liderança da Gloria já teve um enorme impacto, e sei que ela seria uma excelente Secretária-Geral do Turismo da ONU.”

Anthony Capuano, Presidente e CEO da Marriott International, afirmou que “os líderes da Marriott International e eu tivemos o privilégio de trabalhar com a Gloria nas suas diversas funções ao longo de muitos anos no sector. A sua vasta experiência a trabalhar com governos das maiores economias de turismo do mundo e a liderar organizações multilaterais fazem dela uma candidata ideal para liderar o próximo capítulo da ONU Turismo. Não tenho dúvidas de que ela trará a sua paixão pelo nosso setor dinâmico e o seu compromisso com soluções políticas vantajosas para todos em todo o mundo para o cargo, ajudando o nosso setor e a nossa talentosa força de trabalho a crescer e a prosperar.”

Gabriel Escarrer Jaume, Presidente e CEO da Meliá Hotels International, declarou que “Gloria Guevara incorpora as qualidades essenciais para liderar a principal instituição mundial dedicada ao turismo. Ao longo da sua distinta e impecável carreira, Gloria demonstrou consistentemente a capacidade de ouvir e compreender diversas perspetivas, integrando perfeitamente as agendas administrativa e política, ao mesmo tempo que prioriza firmemente a defesa do interesse geral, que é inegavelmente representado pela indústria global do turismo. Como firme defensora da colaboração público-privada, convido o setor global do turismo a alavancar a vasta experiência de Guevara como líder em entidades públicas e privadas, os seus contributos significativos para a melhoria de alguns dos maiores destinos turísticos do mundo e a sua excecional capacidade de liderança e influência. Estes atributos, que transcendem quotas regionais ou de género, fazem de Gloria uma candidata excecional ao cargo de Secretária-Geral do Turismo da ONU.” (Redação)

Hot this week

Homem foge após esposa dar à luz trigémeos em Nacala

Um individuo residente na cidade de Nacala, concretamente no...

Novas caras nos governos distritais: Há mexidos, nomeados e cessados em Nampula

Nampula (IKWELI) – Chegou a vez da província de...

De acordo com o ministro da Justiça: “ANAMALA” está a criar divisionismo entre os moçambicanos

Nampula (IKWELI) – O Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais...

Viúvas continuam a enfrentar dificuldades financeiras e pedem socorro

Nampula (IKWELI) – Mulheres viúvas, que vendem comida confeccionada...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img