Nampula (IKWELI) – A direcção provincial de Cultura e Turismo de Nampula reafirma que as potencialidades turísticas e culturais têm estado a contribuir para atrair mais investidores que escalam a região norte de Moçambique, por isso essa diversidade cultural impulsiona o desenvolvimento sustentável local.
Francisco Zacarias, director da Casa Provincial de Cultura, disse em representação da directora provincial do Turismo, aquando da cerimónia de celebração do dia da Diversidade Cultural, comemorado neste 21 de maio, que a província está empenhada na divulgação das potencialidades de que dispõe.
A fonte entende que com a hospitalidade, potencialidades turísticas e culturais de que Nampula possui, existem condições suficientes para que a província seja destino turístico e cultural por excelência, só de lembrar que há uma atenção da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura [UNESCO] nesta região.
Zacarias avançou, igualmente, que Nampula tem estado a produzir instrumentos musicais tradicionais, realização de festivais de cultura nos distritos, como são os casos do de caju, Mukova, Otheka, Caranguejo e Kwatchala que visam divulgar as artes e culturas.
“Nampula conta com mil oitocentos e noventa e cinco grupos culturais, dos quais quarenta e sete associações reconhecidas juridicamente praticam a dança, teatro, literatura, moda entre outras modalidades culturais, cujo desafio neste momento é dar mais visibilidade.”
A fonte falou, também, do bairro de Namicopo, o mais populoso da cidade de Nampula, que neste momento está nas atenções do país e do mundo, mais um motivo para colocar este local como o centro de encontro de vários visitantes de Nampula. “Por isso estamos sempre aqui em Namicopo, sabem bem que Namicopo tornou-se famoso e queremos levar sempre turistas a visitarem Namicopo e a deixar divisas.”
O dirigente recordou ainda que a província já possui uma página denominada VISIT NAMPULA, onde pode ser encontra toda a informação sobre as potencialidades turísticas e culturais da província.
Realizado anualmente a 21 de maio, a UNESCO lidera a celebração do Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, destacando não apenas a riqueza das culturas do mundo, mas também o papel essencial do diálogo intercultural para alcançar a paz e o desenvolvimento sustentável.
Para este ano o dia da diversidade cultural é celebrado sob o lema “Harmonia com a natureza e desenvolvimento sustentável”. (Nelsa Momade)