Nampula (IKWELI) – Uma indivídua residente no bairro de Namicopo, nos arredores da cidade de Nampula, foi recolhida para as celas da 3ª Esquadra da Polícia da República de Moçambique (PRM) acusada de ter queimado, com recurso a água quente, a sua vizinha, alegadamente porque esta queria utilizar o fogão de uma outra vizinha que estava na posse da agressora.
Este evento teve palco na manha desta quarta-feira, a vítima contraiu ferimentos graves e foi encaminhada ao Hospital Central de Nampula (HCN) para tratamentos.
Uma testemunha conta que a vítima pediu por emprestado o fogão da vizinha na ausência desta, mas a mesma teria dito que o instrumento encontrava-se na posse de uma outra vizinha.
“Para isso começar mandei minha filha pedir fogão na casa daquela senhora que me queimou, e quando chegou lá a dona não estava, depois pedi o cunhado dessa senhora para ligar para a sua cunhada para eu pedir fogão, quando liguei para a dona disse-me para levar o fogão estava na casa vizinha e quando fui pedir, ela começou a gritar muito e depois na discussão entre nós duas, acabou-me entornando água no peito, por isso tenho essas feridas”, conta a vítima.
A indiciada conta que despejou água quente na sua vizinha porque estava nervosa no acto da discussão entre ambas.
“A dona do fogão estava no hospital e o fogão tinha deixado comigo na confiança como eu amiga dela, como ali em casa tenho uma menina de 12 anos de idade, aquela minha vizinha foi na minha casa pedir àquela menina fogão que não era meu, mas ela estava a insistir dizendo que o fogão não era meu e queria levar a força, depois daquela confusão acabei lhe entornando água, sem perceber, porque era numa luta entre nós duas”, disse a agressor.
Para dar a conhecer ao público, a PRM convocou a imprensa para Namicopo a fim de apresentar o caso, momento que, também, um outro indivíduo foi apresentado na posse ilegal de um fardamento das Forças de Defesa e Segurança.
O indiciado com este caso, confessa ser membro de uma quadrilha que, nas noites, dedica-se ao roubo. “Desta vez para ser pegue fomos numa residência, amarramos um dos membros daquela casa e torturamos e roubamos muita coisa, essa farda a gente usa quando ia roubar e temos fardas da PRM e FDS”, disse o indiciado.
Por seu turno a porta-voz da Polícia da República de Moçambique PRM em Nampula, Rosa Nilza Chaúque, disse que os indivíduos na posse das fardas das Forças de Defesa e Segurança, e a senhora que queimou a sua vizinha serão responsabilizados exemplarmente.
“Esses cidadãos na posse das fardas das FDS pertencem a uma quadrilha perigosa de roubo em residências, foram detidos graças a uma intervenção policial enquanto levavam a cabo as suas incursões. Essa cidadã está detida por ofensas corporais, no acto de uma discussão com a sua vizinha, onde a indiciada teria jogado uma panela com água quente no peito da vítima”, concluiu esta porta-voz policial. (Malito João)