Nos processos eleitorais: Fraca participação activa da mulher ainda preocupa Filomena Mutoropa

Nampula (IKWELI) – Filomena Mutoropa é uma das mulheres com mais garra na política activa no norte de Moçambique, como também foi a primeira no país a atingir a direcção de um partido, sendo Secretária-Geral do Partido Humanitário de Moçambique (PAHUMO).

Ela já concorreu por mais de duas vezes para a presidência do conselho autárquico da cidade de Nampula, mas sem sucesso. Contudo o seu choro, em 2013, terá levado Mahamudo Amurane a presidência do conselho municipal da cidade de Nampula.

Ainda com esse invejável percurso, Mutoropa continua triste, porque entende que a participação de outras mulheres, de forma activa, nos processos eleitorais, é ainda muito fraca.

“O nascimento deste partido [PAHUMO] é igual a todas organizações políticas, mas, especificamente para poder ajudar as pessoas mais necessitadas, isso significa que por causa das diversidades do nosso país em termos de política nos obrigou que criássemos este partido para, pelo menos, ajudar as pessoas, sobretudo a mulher que desconhece o objetivo de criação de um partido”, disse Mutoropa, em entrevista exclusiva ao Ikweli, comentando que “elas [as mulheres] não sabem o que vão procurar nos partidos, por isso eu tenho sempre dificuldades de convencer porque a grande preocupação é se há ou não capulana e arroz”.

A fonte anotou que as mulheres devem virar a página e ter noção da importância de fazer parte activa na vida política do país para a melhoria das políticas que concorrem para o desenvolvimento sócio-económico da população. “Eu sinto que ainda temos fraca participação da mulher na política de forma activa, isso porque no fundo não há uma visão da importância de estar activamente a defender os interesses da população, enquanto membro de um partido”.

Filomena Mutoropa revelou que ficou muito triste nestes últimos pleitos eleitorais no país” cheguei a pensar que as mulheres não sabem o que querem porque não estão informadas e esse é dever dos líderes dos partidos criar mecanismos persuasivos e incutir na mulher a vantagem e importância de estar activamente na vida política”.

A nossa interlocutora apelou, no entanto, as mulheres a não deixarem apenas os homens a terem decisão da vida política do país encorajando-as a estarem nos partidos com convicção do que pretendem e não apenas seguir as caravanas sem saber da importância da mulher nos lugares de tomada de decisão sobre o andamento do país. (Nelsa Momade)

Hot this week

Pelo menos 60 pessoas vão ser submetidos a cirurgia de correção de estrabismo no HCN 

Nampula (IKWELI) – Pelo menos 60 pessoas, vivendo com...

Amontoado de lixo coloca em risco população de Mutauanha 

Nampula (IKWELI) – Os moradores do bairro de Mutauanha,...

Bispos caminham com a juventude na 131ª Assembleia da CEM

Maputo (IKWELI) – Os bispos Católicos de Moçambique estão...

Maputo acolhe jovens católicos de todo o país para a III JNJ

Maputo (IKWELI) – A cidade de Maputo, capital de...

Governador de Nampula e parceiros de cooperação discutem regresso de famílias deslocadas à Memba

Alua (IKWELI) – O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Topics

Amontoado de lixo coloca em risco população de Mutauanha 

Nampula (IKWELI) – Os moradores do bairro de Mutauanha,...

Bispos caminham com a juventude na 131ª Assembleia da CEM

Maputo (IKWELI) – Os bispos Católicos de Moçambique estão...

Maputo acolhe jovens católicos de todo o país para a III JNJ

Maputo (IKWELI) – A cidade de Maputo, capital de...

Governador de Nampula acena retorno à Chipene e Mazua

Mazua (IKWELI) - O governador de Nampula, Eduardo Mariamo...

Secretário de Estado do Vaticano vem a Maputo

Maputo (IKWELI) - O Secretário de Estado do Vaticano,...
spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img