Nampula (IKWELI) – Arrancou no pretérito fim-de-semana a disputa do campeonato provincial de Nampula em futebol (torneio de abertura), com estreia desastrosa da equipa Appel Mondial futebol clube que viu-se ser derrotada pela outra novata e religiosa equipa de São Simão Futebol clube, por 3-1.
A partida foi disputada, por sinal a única agendada para a cidade de Nampula, no histórico campo de Namutequeliua, onde São Simão, apesar da falta de entrosamento nos primeiros minutos da competição, surpreendeu o adversário com dois golos madrugadores.
Após aqueles lances certeiros e no meio de uma chuva miúda, os rapazes da Appel Mondial acordaram em campo e passaram a protagonizar um futebol que, em certa medida, despertava interesse ao pouco publico presente em Namutequeliua. Apesar disso, a equipa treinada pelo mister Samo, não conseguiu chegar ao golo até sair-se para o intervalo.
Na segunda parte, assistiu-se um futebol atrativo comparativamente a etapa inicial. Nesta fase de jogo, Appel Mondial reduziu a desvantagem para 2-1, mas minutos depois São Simão chegou ao tento que consolidou a vitória, fixando o placar em 3-1.
“Para nossa parte estamos satisfeitos com o jogo. A princípio era o que nós preparamos e que estávamos a espera, apesar de acontecer algumas irregularidades durante o jogo, sobretudo na primeira parte em que os nossos jogadores não encontravam, mas levantamos a cabeça e melhoramos na segunda parte”, referiu Osvaldo Damas, treinador de São Simão futebol clube.
Questionado sobre as razões da entrada da equipa no futebol federado, Osvaldo Damas precisou que “a motivação principal é de querer ganharmos experiências, tendo em conta que sempre é de procurar fazer mais. Igualmente pretendemos distrair os jovens de alguns vícios, portanto queremos aumentar a nossa evangelização a partir do futebol. Acreditamos que vamos conseguir esses objectivos”.
Se as equipas grandes nos desprezarem, estaremos no Moçambola
Apesar da derrota, Custódio Samo, treinador de APPEL Mondial, uma colectividade cuja proprietária é Julina Harculete, uma das mulheres fortes no desporto moçambicano, acredita que tem um bom conjunto para fazer frente com outros adversários tanto na fase provincial bem como na poule regional norte de apuramento ao Moçambola 2025.
Por essa razão, o mister Samo adverte que caso os adversários subestimarem a sua colectividade, poderão pagar caro na presente temporada futebolística.
“Pensamos que foi um bom jogo, apesar da derrota. Não trago aqui hoje os meus atletas principais, e tenho certeza de que daqui em diante terei um plantel bem recheado e que vai representar Nampula condignamente. nós temos atletas no nosso plantel para competir com qualquer tipo de adversário que vier pela nossa frente”, disse Custódio Samo.
“Hoje muitos desses atletas não vieram porque estão com conjuntivite, outros não treinaram durante a semana porque tinham compromisso com escola, por isso tínhamos que respeitar isso. Só usei os que estiveram disponíveis, para evitar outras coisas. Agora somos um clube e precisamos de nos organizarmos e seguirmos com os nossos objectivos”, acrescentou a fonte.
Aliás, Samo reiterou que “nós não viemos aqui no provincial para sermos meros distribuidores de pontos, nós viemos aqui para tudo. Viemos para mostrar um futebol de qualidade e conquistarmos os pontos que pretendemos. A intenção que temos é de nos apurarmos para a poule e lá se nos deixar espaço havemos de ir ao Moçambola. Temos esse objectivo. Primeiro participarmos no nampulense e apurarmos a fase da poule, se as equipas grandes nos desprezarem e pensarem que somos crianças, vamos surpreender, depois a última hora ficarem a chorar. Todos nós temos objectivos”.
Outras partidas da jornada registaram os seguintes resultados: Desportivo de Nacala 1-1 Ferroviário de Nacala; Futebol Clube de Memba 3-1 Benfica de Memba; Futebol Clube de Eráti 3-2 Sporting de Memba.
O jogo entre Ferroviário de Nampula e Sporting de Nampula foi adiado, a pedido do Sporting de Nampula, por razoes organizacionais dos leões de Nampula.
Para a próxima jornada: Ferroviário de Nampula – Appel Mondial; Sporting de Nampula – Futebol Clube São Simão; Académica de Nacala-a-velha – Ferroviário de Nacala; Futebol Clube de Memba – Futebol Clube de Eráti; Benfica de Memba – Sporting de Memba. (Constantino Henriques)