Nampula (IKWELI) – O governador da província de Nampula, Manuel Rodrigues, foi eleito neste domingo (16) como cabeça-de-lista do partido Frelimo para as eleições autárquicas de 11 de Outubro próximo no município de Nampula.
Bastante talhado no contexto das autarquias locais, Rodrigues concorreu sozinho para esta posição ao nível do comité do distrito de Nampula, por isso foi, imediatamente, endossado pelos seus camaradas.
Recorrer no governador para a autarquia da mesma província foi vista como alternativa para fazer frente ao Paulo Vahanle, do partido Renamo.
Conhecedor dos contextos locais, muitas vezes proferindo os seus discursos na língua emacua, Manuel Rodrigues tem procurado aproximação com o eleitorado do município da cidade de Nampula desde finais do ano passado, destacando-se visitas ao maior círculo eleitoral da autarquia, o não menos conhecido posto administrativo de Namicopo.
É nessa aproximação que o cabeça-de-lista da Frelimo, como governador, começou por levar parte das gentes de Namicopo nas suas viagens aos distritos. Aqui o destaque vai para o Lilly Wayne de Moz que a 11 do corrente mês se juntou a comitiva do primeiro governador eleito de Nampula para, no distrito de Malema, participar nas cerimónias do Dia Mundial da População.
Inicialmente, um antigo governador de Nampula, Rosário Mualeia, era, também, apontado como o provável candidato/cabeça-de-lista, mas tal não passou mesmo de pretensão.
Com a corrida a tornar-se cada vez mais forte, os candidatos do partidão vão sendo conhecidos.
Para o maior entreposto comercial do norte de Moçambique, a autarquia de Nacala, o partido Frelimo elegeu Faruk Nuro, um jovem natural daquela circunscrição, o qual tem a missão de suplantar Raul Novinte, o homem que a perdiz decidiu por reconduzi-lo e com ele tentar reconquistar a confiança dos nacalenses, uma missão, provavelmente, impossível, tendo em conta a sua prestação no actual mando.
A nova autarquia de Mossuril, Rui Chong Saw é a aposta da Frelimo, e deverá ombrear-se com a não menos conhecida Lúcia Afate, deputada da Renamo na Assembleia da República e então delegada política provincial da perdiz no maior círculo eleitoral do país.
Na cidade da Ilha de Moçambique, a Frelimo apostou no Professor Doutor Momade Ali, um jovem conhecedor daquelas lides.
No município de Angoche, para fazer frente ao Ossufo Raja, a Frelimo pensou na senhora Dalila Ussene, fortemente conhecida naquelas zonas a sul de Nampula.
Para além dos cabeças-de-lista, também foram eleitos candidatos a membros dos órgãos da Assembleia Municipal.
Celso Correia, chefe da brigada central de assistência a província de Nampula, esteve na sessão extraordinário do comité do distrito de Nampula que elegeu Manuel Rodrigues, tendo considera-a como sendo histórica.
“Esta sessão foi convocada num contexto especial. Estamos cientes dos desafios que se colocam a Frelimo nessas eleições e temos a responsabilidade de construir e garantir a vitória da Frelimo nesta cidade, bem como nas outras 7 autarquias da província de Nampula, de modo a que o nosso partido continue sendo o fiel representante dos nampulenses”, disse Correia na ocasião, apelando que “temos a responsabilidade e desafios acrescidos na medida em que temos que tomar decisões para fazer escolhas acertadas que permitam a Frelimo ganhar e resgatar o município da cidade de Nampula e recolocar esta capital do norte na rota do desenvolvimento e devolver a sua beleza estética para melhor condições de vida para os seus laboriosos munícipes”.
E o que se diz em Cabo Delgado?
E na vizinha província de Cabo Delgado, no extremo norte de Moçambique, os dois principais partidos já tornaram público os seus candidatos.
Para a cidade de Pemba, os camaradas decidiram que o jovem e empresário Satar Abdulgani substitua o criticado pela sua má-governação, o actual presidente do conselho municipal, Florete Simba Motarua, porém manteve o aclamado pelo sucesso, o edil da cidade Montepuez, Cecílio Ali Chabane.
Nas vilas autárquicas de Mocímboa da Praia, Mueda e Chiúre, o partido dos camaradas, indicou Helena Bandeira, Manuel Pita Alavelave, que concorre pela sua sucessão e o empresário Jorge Vicente. Este terá um forte candidato da RENAMO.
Nas novas autarquias, Balama e Ibo, a FRELIMO avança com o empresário Cassamo Mansur e Issa Tarmamade que, actualmente, ocupa o cargo de administrador distrital.
A RENAMO já tinha feito o anúncio dos seus cabeças-de-lista na semana passada. Na altura, Domingos Gundana garantiu que os candidatos à presidência dos sete municípios estavam em condições de enfrentar os seus adversários.
Na cidade de Pemba, a perdiz aposta no candidato Ámido António. Em Chiúre Alicora Ntutunha. Na cidade de Montepuez a aposta é um docente de matemática chamado Benjamim Augusto, enquanto que para Mocímboa da Praia a visão da RENAMO foi para Selemane Omar que vai disputar com uma mulher. Nas novas autarquias foram indicados Magido Massaibo para Ibo e Simão Ámido para a vila de Balama. (Aunício da Silva e Redação)