Nampula (IKWELI) – A Associação dos Amigos de Amurane para Moçambique Melhor (KOXUKHURU) já apresentou, no último dia do processo), á Comissão Provincial de Eleições (CPE) de Nampula a sua candidatura para as eleições autárquicas de 11 de Outubro deste ano, afirmando que entra na disputa política convencida na victória nas cidades de Nampula e Nacala, os maiores centros urbanos da província moçambicana de Nampula.
O mandatário da agremiação, Quito Isaac, que falou a jornalistas depois da entrega dos documentos de candidatura, disse esperar que nesta fase os documentos sejam validados e autorizados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), enquanto trabalham para que estejam preparados para as fases subsequentes do processo.
A associação está expectante na victória, para isso o seu mandatário afirmou que “não entramos para participar do processo, entramos porque queremos governar e vamos governar”.
O porta-voz da CPE de Nampula, Albertino Luís, explicou que “a luz do decreto 17/2023 de 16 de junho, da Comissão Nacional de Eleições, cabe as Comissões Provinciais de Eleições a recepção das associações, reservando-se aos partidos políticos a sede da Comissão Nacional de Eleições, e na onda da deliberação recebemos a documentação da associação KOXUKHURU”.
Contudo Albertino Luís, alertou que a recepção dos documentos pela Comissão Provincial, não significa a inscrição para participar do processo, porque tal compete a Comissão Nacional de Eleições. (Adina Sualehe)