AMUSI diz que posto de recenseamento eleitoral de Nahene 1 só encerra no próximo domingo

Nampula (IKWELI) – O posto de recenseamento eleitoral instalado na zona residencial de Nahene, no posto administrativo municipal de Namicopo, na cidade de Nampula, só poderá terminar com o processo de recenseamento eleitoral no domingo (4) devido a avaria constante do equipamento informático.

Informações em nossa posse dão conta que o posto de recenseamento de Nahene 1 ficou inoperacional durante um intervalo de duas semanas por conta da anomalia dos mobiles, uma situação que criou revolta no seio dos munícipes residentes naquela circunscrição geográfica. Só foi na passada quarta-feira (30 de Maio) que o problema foi solucionado.

Durante o período em que as máquinas não operavam, segundo apuramos, os cartões não eram impressos, fazendo com que mais de 1000 pessoas tivessem apenas seus dados lançados, mas sem o cartão físico.

Com maior número de populares que pretendiam exercer o seu direito cívico, agravado por aquela interrupção, até no penúltimo dia de recenseamento Nahene continuava a não imprimir os cartões, apenas lançava os dados no sistema, e que só no domingo é o dia reservado para a provável impressão e entrega dos cartões aos respectivos donos.

Esta informação foi partilhada pelo mandatário distrital de Nampula do partido Acção do Movimento Unido para Salvação Integral (AMUSI), Hermínio Sumaila.

Para além de Nahene 1, Hermínio Sumaila fez saber que existem outros postos de recenseamento onde as pessoas não são entregues os seus cartões, dando exemplo do posto de recenseamento de Nanuco, EPC de Mutomote, para além de Namicopo 2.

Face a isso, aliado a ainda maior procura pelo recenseamento, Hermínio Sumaila reiterou que o processo devia ter sido prorrogado para mais um período mínimo de 15 dias para conferir dignidade ao próprio acto.

“Não concordamos com os dados colhidos pelos órgãos de administração eleitoral ao nível do distrito de Nampula, em particular, e do pais em geral. Esta não aceitação significa para nós que os dados avançados no processo eleitoral não são reais”, disse esta sexta-feira (02) em conferencia de imprensa, Hermínio Sumaila, mandatário do partido AMUSI.

“Nós queremos sublinhar que existe uma preparação de uma fraude, não só daquelas que já existe arroladas pelo nosso partido em torno deste processo, mas que está lá um pouco mais omissa que é a questão de cartões de eleitor. Até então dos poucos que foram recensear a maior parte não recebeu o seu cartão de eleitor”, prosseguiu Sumaila

“Nós temos agora o caso de Nahene, ao nível da cidade de Nampula, mais de 1000 cartões não impressos com alegações de que as máquinas estão avariadas. Nós entramos em contracto com STAE ao nível distrital, sem sucesso. São vários pontos em que os cidadãos não foram entregues os seus cartões de eleitor, então isso para nós tem uma interpretação muito clara que é a tendência de quererem falsificar esses cartões de eleitores, uma acção que já estavam a fazer nas mesas, mas que depois de descoberta essa acção eles querem fazer na ausência dos donos dos cartões de eleitor, porque eles têm fácil acesso do cartão, através do código QR que o próprio cartão ostenta”, acredita a fonte. (Constantino Henriques)

Hot this week

Nampula: Frelimo junta-se ao apelo do governador para apoiar deslocados de Memba

Nampula (IKWELI) – O partido Frelimo, na província de...

Giquira “arruma” cerca de mil próteses para munícipes que necessitem

Nampula (IKWELI) – Pela primeira vez, o conselho municipal...

UniRovuma aperta o cerco à corrupção académica

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) está a...

Escola secundária de Napipine solicita FDS para garantir segurança durante a realização dos exames finais

Nampula (IKWELI) – O director da escola secundária de...

UniRovuma cria sala modelo para reforçar produção de materiais pedagógicos para as classes iniciais

Nampula (IKWELI) – A Faculdade de Educação e Psicologia...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img