Nampula (IKWELI) – O Presidente da República (PR), Daniel Chapo, prometeu na manhã desta quinta-feira (27), no arranque da sua visita de trabalho de 3 dias ao maior círculo eleitoral do país, Nampula, que de tudo fará para que Moçambique viva em paz.
Neste quesito, Chapo referiu que o diálogo em curso deverá envolver todos os actores da sociedade, de forma a que a pacificação seja um produto de todos.
Em comício popular no centro da cidade de Nampula, o PR afirmou que “vamos envolver todas as forças vivas, devemos sentar para discutir e debater o que que se passa connosco como moçambicanos, porque desde 1994, durante 30 anos, sempre que termina eleições há confusão, porque ano passado, durante 45 dias fizemos uma bonita caminhada como moçambicanos e campanha terminou e de repente começou a confusão, por isso queremos dizer a todos que nós temos compromisso que o diálogo será a nossa prioridade em Moçambique. Pensar diferente é muito bom, mesmo os gêmeos pensam diferente, mesmo um casal quando se zanga não pode partir televisão ou pratos, por isso o pensar diferente é bom, mas não podemos criar ódio”.
Num outro desenvolvimento, o PR comentou que “cada um colhe o que semeou, por isso ninguém deve plantar ódio, nem violência, todos nós moçambicanos devemos plantar o amor, se você quer que a sua esposa te ame, seja você a amar a ela primeiro, ela vai te amar também, é por isso que nós os políticos temos que semear o amor e essa paz começa de casa, espalhasse para ao bairro, até ao nosso país, por isso todos vamos carregar a paz nas nossas vidas, porque o que aconteceu nos últimos meses não foi bom”.
Chapo levantou os espíritos das manifestações, recordando que “aqui em Namicopo tínhamos um centro de saúde onde a mulher ia fazer consulta parental, mas tudo foi destruído, e há outros centros de saúde aqui na nossa província de Nampula destruídos, alegadamente porque há quem distribui cólera, e a cólera é conhecida como doença de mãos sujas e para não termos a cólera é uma coisa simples, lavar mãos sempre e evitar beber água suja”.
Hora de trabalhar
Chapo entende que estamos num ciclo em que o trabalho deve ser a palavra de ordem, para que apenas dependamos “de nós mesmos, por isso temos dito vamos trabalhar. Vamos trabalhar na agricultura para não termos problemas de até exportar comidas”.
“Há muito trabalho para se fazer,” reconhece o PR, recordando que “esse trabalho vamos somente fazer com um ambiente de paz e tranquilidade, daí que não podemos ensinar o evangelho de ódio porque as mesquitas ensinam amor”.
Chapo, também, disse que a corrupção deve ser combatida definitivamente, tanto é que “polícias ladrões e enfermeiros que cobram para parto, queremos fora, porque temos polícias comprometidos e com vocação para trabalhar, por isso queremos estabilizar o país através de diálogo que já começamos para partimos para o desenvolvimento. Não há nenhum país no mundo que desenvolve sem a paz e segurança e vamos trabalhar para combatermos esses males”.
“Nós queremos trabalhar juntos com o povo,” garantiu o alto magistrado da nação, aferindo que “é por isso ao tomar posse dizemos vamos estar próximos ao povo, é por isso quando começamos a trabalhar se preocupamos com os nossos funcionários públicos, porque o Estado em Moçambique é o melhor empregador”. (Malito João)