Nampula (IKWELI) – Várias escolas da cidade de Nampula observaram, literalmente, uma tolerância de ponto na manhã desta quinta-feira (27) por conta da visita do Presidente da República, Daniel Chapo, àquela circunscrição.
Os alunos ficaram sem aulas e foram orientados a participar do showmício orientado por Chapo no jardim dos Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM).
A nossa equipa de reportagem visitou as Escolas Secundárias 12 de Outubro e de Nampula, Básica de Belenenses, Básica da Rex e Básica do Mutomote.
Alunos da Escola Secundária de Nampula, por exemplo, relataram que tiveram apenas duas aulas, com a ausência de vários professores durante o dia. “Tive apenas duas aulas e até agora nenhum outro professor apareceu na turma,” afirmou Onésio António, aluno da 10ª classe. Outros alunos confirmaram a situação, mencionando que a partir das 9h, as aulas foram praticamente suspensas.
A situação foi ainda mais grave em algumas escolas como a Básica de Belenenses, onde segundo vendedores informais que exercem sua actividade na área, sequer abriu suas portas hoje. “A escola não abriu, talvez porque os professores foram receber o presidente,” contou um dos vendedores.
Nas Escolas Secundárias 12 de Outubro, Básica do Rex e de Mutomote, respectivamente, o cenário foi semelhante. Apesar de os alunos terem se dirigido às instituições, muitos não encontraram seus professores depois das 9h. Sem professores, alguns alunos lamentam que “chegamos à escola, mas não havia professores. Tivemos apenas uma hora de aula, depois nada mais foi feito”.
O Ikweli apurou que esta medida não foi uma orientação do governo, apenas algumas direcções de escolas quiseram agradar os seus superiores hierárquicos dispensando alunos para receber o PR. Igualmente, há, também, que aproveitou-se da situação, encerrando estabelecimentos de ensino e deixando alunos sem aulas. (Ruth Lemax)