Em jovens: HCN regista mais de 50 casos de AVC durante o primeiro trimestre

0
507

Nampula (IKWELI) – A maior unidade hospitalar da região norte de Moçambique, localizado na província de Nampula, registou um total de 55 casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), em jovens de idades compreendidas entre 32 a 55 nos de idade. Uma situação que tem vindo a preocupar os profissionais de saúde daquela unidade.

A informação foi partilhada na passada quinta-feira (01), pelo porta-voz do Hospital Central de Nampula (HCN), Frederico Sebastião, que na altura, explicou a imprensa que nas últimas semanas tem se registado com mais frequência.

De acordo com o porta-voz, na última semana, num período de três dias, um total de 18 pacientes deram entrada com um quadro de AVC, sendo que maior parte eram jovens de ambos sexos e que não tinham conhecimento da sua situação.

Por isso, nessa época de inverno, o porta-voz do HCN, apela maior controlo da tensão arterial. “É uma situação preocupante, principalmente neste inverno há uma tendência de uma tensão arterial, portanto todo o indivíduo que é hipertenso tem que fazer um controlo desdobrado da sua tensão, todo aquele que tem familiar com histórico deve fazer um cheque up, porque muitos vem ao hospital e descobrem que são hipertensos”, lamentou.

Segundo Sebastião o tabagismo, o HIV, a sífilis, assim como o consumo exagerado do álcool são factores que podem levar a ter um quadro de AVC. “No nosso meio o mais frequente é o tabagismo e o consumo de drogas ilícitas, a hipertensão e a diabetes. O tratamento é feito no hospital”, explicou. (Ângela da Fonseca)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui