Johannesburg (IKWELI) – O defensor moçambicano de direitos humanos, Gamito dos Santos, foi reconhecido e galardoado nesta terça-feira (26) como o maior defensor de direitos humanos para o ano 2024.
O reconhecimento é da organização Southdefender, com sede em Johannesburg, na vizinha África do Sul.
Gamito dos Santos tem se destacado na defesa dos direitos humanos de pessoas carenciadas, perseguidas por razões políticas, entre outras.
Segundo apurou o Ikweli “este prémio reconhece o trabalho de promoção, proteção e defesa dos Direitos Humanos, principalmente no âmbito da Democracia e Governação”.
Igualmente, Gamito tem vindo a se destacar na África como sendo um dos jovens que em situações adversas intervém na melhoria e consolidação da democracia, com especial atenção em Moçambique, concretamente na Província de Nampula, sua terra natal.
Com a recente crise instalada em Moçambique face as eleições, Gamito envolveu-se no atendimento de casos como detenções arbitrárias, agressões, e tem vindo a documentar casos de óbitos que ocorreram durante as manifestações, do qual até então pretende levar a cabo um processo crime contra o Estado, por entender que é o autor moral e material da violação dos Direitos Humanos. (Redação)