Nampula (IKWELI) – O Presidente da Comissão Provincial de Eleições (CPE) de Nampula, Daniel José Ramos, o uso de bens do Estado durante a campanha eleitoral que, neste sábado (24), arranca à escala nacional para as eleições de 9 de outubro próximo.
É, também, apelo dos órgãos de gestão e administração eleitoral a não violação da lei, assim como a não sobreposição de panfletos, de forma a evitarem-se conflitos e violência eleitoral.
“Queremos persuadir a todos nós para fazermos uma festa, não podemos ir a campanha eleitoral para fazer provocações e o que nós queremos é realizar uma campanha eleitoral ordeira, cívica, onde os intervenientes, quando se encontram, haja uma convivência entre si e não haja provocações”, apela esta fonte, recordando que o momento deve, apenas, servir para a interpretação dos manifestos eleitorais.
“É o momento que devem partilhar o vosso itinerário, para nós sabermos em que palco vão trilhar, em que sombras estarão reunidos, também facilita o trabalho da polícia que vai controlar este processo na ordem e tranquilidade das pessoas no processo da campanha”, secundou Daniel Ramos.
A semelhança de outros processos, há relatos dando conta que no dia 9 de Outubro a máxima “votou sentou” deverá voltar, e o dirigente da CEP em Nampula desencoraja antecipadamente a ideia, dizendo que “em princípio queremos reiterar que todo aquele que exercer o seu voto no dia 9 de Outubro, é votou foi para casa, não é votou sentou, porque se fôr assim vai começar a provocar confusão e se provoca confusão é quando a polícia intervém e depois vamos dizer que a polícia estragou o processo, então o nosso apelo é votou dirigiu-se para casa à espera dos mídias para ouvir os resultados, essa é que a orientação”. (Malito João)