Dupla atribuição de DUAT cria conflito entre empresários em Nampula

Nampula (IKWELI) – O acesso a terra na cidade de Nampula continua conflituoso em muitos bairros, sobretudo os com uma localização estratégica e com valor económico.

No bairro de Nampaco, no posto administrativo urbano de Muhala, dois empresários disputam um espaço de terra e ambos apresentam titularidade legal do mesmo, observando-se, assim, uma dupla atribuição do Direito de Uso e Aproveitamento de Terra (DUAT).

No ano 2013, o empresário Momade Jair teria adquirido o espaço em alusão por intermédio de um nativo, o qual emitiu uma declaração de compra e venda, mas, mais tarde, viria a ter conhecimento que a mesma porção de terra pertence a um outro empresário de nome Manuel de Abreu.

Nessa situação, os dois interessados recorrem ao Tribunal Judicial da cidade de Nampula, onde Momade Jair perdeu a causa e, mesmo reconhecendo a competência do tribunal, ele lamenta.

“O terreno estou a ser arrancado por um cidadão chamado Manuel de Abreu, que diz que ele conseguiu o espaço com o município. Como ele conseguiu, não está a justificar e nós andamos atrás do processo e ficamos surpreendidos em Dezembro a dizer que o tal Manuel de Abreu vendeu o terreno para um cidadão que eu não conheço, alegadamente, porque o espaço lhe pertencia”, conta o lesado, comentando que teria o empresário Manuel de Abreu conseguido o espaço atribuído pela edilidade da cidade de Nampula, por conta do pagamento de uma dívida que aquela entidade pública tinha contraído com o mesmo.

“Eu estou a pedir que ele me mostre a acta que da concessão do terreno, onde diz que foi dado com presidente fulano e não estão a me apresentar, só estão a apresentar o trespasse entre esse Abreu e esse tal senhor e eu estou a ficar lesado porque o espaço temos desde 2013”, anota.

Em sede de julgamento, Jair tentou mostrar provas de que era titular de DUAT mais antigo sobre o mesmo espaço, mas debalde, porque “eu disse para a juíza que os irmãos que nos venderam a casa estão vivos, mas ela não deu conta disso”.

No mesmo espaço, Momade Jair cedeu a famílias que praticam diversas actividades, incluindo a venda de combustíveis. Estas famílias narram que o espaço lhe pertence, tal como atestou Anza Amade. “Nós estamos a vender combustível nesse espaço desde 2014. Aqui tinha uma vivenda antes e não conheço outro proprietário, somente esse senhor [Momade Jair]”.

Costa Dionísio, da família que vendeu o espaço ao Jair, explica que o mesmo pertencia ao seu falecido avo, Essimela Sandai e mais tarde, em 2013, viriam a vender para o proprietário que perdeu a causa no tribunal.

Entretanto, o conselho autárquico da cidade de Nampula diz não ter conhecimento deste conflito.

Stefan Marcelino, vereador do pelouro de Infra-estruturas e Meio Ambiente, disse ao Ikweli que não tem domínio sobre o caso, mas anota que o mesmo vem se arrastando desde a última direcção da autarquia.

“Nós já estamos a fazer um trabalho, no sentido de perceber como isso aconteceu, a concessão desse espaço, ver como é que ambos entraram em conflito, quem   concedeu e como e, por via disso, depois de ter esses elementos,  com base no regulamento em vigor da terra havemos de tomar algum posicionamento como conselho municipal, e ainda não tivemos documentos de qualquer uma das partes”, disse Marcelino.

Este vereador disse, igualmente, haver vários casos de dupla atribuição de DUAT’s na cidade de Nampula. (Malito João)

Hot this week

Nampula: Frelimo junta-se ao apelo do governador para apoiar deslocados de Memba

Nampula (IKWELI) – O partido Frelimo, na província de...

Giquira “arruma” cerca de mil próteses para munícipes que necessitem

Nampula (IKWELI) – Pela primeira vez, o conselho municipal...

UniRovuma aperta o cerco à corrupção académica

Nampula (IKWELI) – A Universidade Rovuma (UniRovuma) está a...

Escola secundária de Napipine solicita FDS para garantir segurança durante a realização dos exames finais

Nampula (IKWELI) – O director da escola secundária de...

UniRovuma cria sala modelo para reforçar produção de materiais pedagógicos para as classes iniciais

Nampula (IKWELI) – A Faculdade de Educação e Psicologia...

Topics

spot_img

Related Articles

Popular Categories

spot_imgspot_img