Nampula (IKWELI) – Um Total de 120 pessoas que sofrem de catarata na província de Nampula, serão submetidas a um processo gratuito de cirurgia para a sua remoção nos Serviços de Oftalmologia da maior unidade sanitária da região norte de Moçambique, no âmbito da campanha que esta a decorrer desde a última segunda-feira (23).
A Campanha promovida pelo Hospital Central de Nampula (HCN) decorre até 27 do corrente mês e visa restituir a visão, sobretudo, aos idosos e tem em vista evitar a cegueira nas pessoas que sofrem da catarata.
De acordo com a Ponto Focal de Saúde Ocular Inclusiva do Departamento de Oftalmologia do HCN, Aurora Antunes Catingue, a campanha está a beneficiar pacientes de ambos sexos, diagnosticados com a catarata nos centros de saúde e mobilização comunitária “O grupo alvo são pessoas idosas diagnosticadas com catarata e não só. Esperamos operar jovens, crianças que tenham a catarata. Todos aqueles que sentirem que a sua visão não esta boa, podem se fazer ao hospital central de Nampula e nos vamos observar”, explicou.
Segundo Catingue, a equipa de oftalmologia está preparada para observar todos os indivíduos que se fazerem a unidade sanitária. No entanto, acrescentou ainda que, as operações acontecem com apoio de equipamentos de ponta e de alta tecnologia e o processo dura em média entre 10 a 15 minutos “O que queremos nesta semana toda são pacientes com catarata para fazermos a cirurgia para que possa voltar a ver. A catarata é uma doença que provoca cegueira, mas essa cegueira é reversível e é grátis”, afirmou.
A fonte revelou que, para além das cirurgias, o HCN trabalha em parceria com a Sightsavers, uma organização que suporta todas as despesas dos pacientes vulneráveis, assim como do todo o programa do departamento de oftalmologia daquela unidade sanitária “São eles que suportam tudo e é importante realizar essas campanhas porque muitos que não tem condições para vir ao HCN, a Sightsavers compra viaturas e abastecem e nos dão e nós vamos ao campo ou a comunidade para fazermos o diagnostico e por sua vez trazemos para o HCN e operamos, damos tudo que é necessário, falo de medicamentos e alimentação, dia seguinte damos alta e acompanhamos de volta a residência. Muitos pacientes trazemos dos distritos de Murrupula, Rapale, Namaita, Anchilo”, acrescentou.
Algumas pessoas operadas no primeiro dia da Campanha afirmam que já conseguem ver. Armando Mucambe é líder do primeiro escalão e viveu com a doença durante cinco anos, mas depois cirurgia partilhou ao Ikweli que está satisfeito, pois foi bem atendido e chama atenção aos demais para se dirigirem à unidade sanitária.
” De ontem para hoje já me sinto bem, consigo ver onde não podia, eu tinha um pau, mas agora já deixei, estou a andar de livre e a vontade”.
A campanha de cirurgia de cataratas, é a terceira das quatro que serão realizadas ainda neste ano em Nampula. No primeiro dia, 23 do corrente mês, foram submetidos a operação 47 pacientes por uma equipa de does especialistas.
Na última campanha foram operados um total de 140 pacientes, ou seja, o sector conseguiu ultrapassar a meta que tem sido de 120 pacientes por campanha.
A catarata é uma patologia dos olhos que se caracteriza pela opacidade parcial ou total do cristalino ou ainda da sua cápsula. Na província de Nampula, maior parte das unidades sanitárias de referência já realizam cirurgias desta doença que afecta sobretudo, pessoas da terceira idade. (Ângela da Fonseca)